fbpx

Rio de Janeiro inaugura o MAR nesta sexta-feira

Por Maya Santana

O Museu de Arte do Rio fica no centro da cidade, na Praça Mauá

O Museu de Arte do Rio fica no centro da cidade, na Praça Mauá

Quase três anos depois do início das obras, os cariocas ganham, na noite desta sexta-feira (1º), a primeira obra concluída do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade. É o Museu de Arte do Rio (MAR), complexo cultural que inclui dois prédios: a Escola do Olhar, cuja proposta é formar professores e alunos a partir da conjugação de arte e educação; e o Palacete Dom João VI, que vai abrigar exposições nas oito salas distribuídas por seus quatro andares.

Com 15 mil metros quadrados, sendo 2,4 mil de área expositiva, o museu será inaugurado com as expsições simultâneas “Rio de Imagens: uma paisagem em construção”, “O colecionador: arte brasileira e internacional na coleção Boghici”, “Vontade construtiva na Coleção Fadel” e “O abrigo e o terreno – Arte de sociedade no Brasil I”.

Retratos dos escritores Oswald de Andrade (à esq.) e Mario de Andrade pintadas por Anita Malfatti

Retratos de Oswald de Andrade (E) e Mario de Andrade pintadas por Anita Malfatti

Para acessar o palacete, o público terá obrigatoriamente que entrar no complexo pela escola. Por meio de um elevador, os visitantes chegarão ao último andar, onde encontrarão uma passarela que dá acesso ao prédio expositivo. As mostras, então, poderão vistas de cima para baixo, do terceiro andar ao térreo.

A primeira neste fluxo de visitação proposto pelo museu delas é “Rio de imagens”, sobre as transformações do cenário urbano da cidade ao longo de quatro séculos. Com curadoria de Carlos Martins e Rafael Cardoso, a exposição vai contar com aproximadamente 400 peças, dentre elas quadros de Tarsila do Amaral, gravuras de Lasar Segall e aquarelas de Ismael Nery, além de uma reprodução multimídia que remonta a antiga Avenida Central, a atual Avenida Rio Branco, no Centro. Leia mais em http://migre.me/dtEIk

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

3 + 6 =

1 Comentários

Avatar
ana maria 1 de março de 2013 - 11:25

o museu tem uma Escola do Olhar? Maravilhoso

Responder