fbpx

Sabe o que é gerontologia? A profissão do futuro

Por Maya Santana

Gerontologia é uma palavra de raiz grega e significa estudo do envelhecimento

Gerontologia: palavra de raiz grega. Significa estudo do envelhecimento

Este é um texto que deveria ser lido por jovens, principalmente os que estão a caminho do vestibular. Para que tomem conhecimento do que está acontecendo com a sociedade e tenham maior embasamento na hora de escolher a profissão. Segundo Jorge Felix, um dos maiores especialistas em envelhecimento do Brasil, “com o ritmo acelerado do envelhecimento populacional no Brasil, pouco importa a carreira escolhida. Todos seremos, na prática, gerontólogos. O envelhecimento irá cruzar, encontrará pontos de interseção, com todas as profissões.” Para o especialista, “os jovens continuam escolhendo suas carreiras como no século XIX e ignoram a megatendência do envelhecimento populacional”.

Leia o artigo publicado pelo site brasileiros.com.br:

Desligo o telefone consciente de que meu amigo precisava de mais algumas palavras. Não é fácil perder a mãe. Mais ainda estar diante do desafio de elaborar a Diretiva Antecipada de Vontade (ou Testamento Vital) do pai de 98 anos. No entanto, os compromissos do cotidiano me empurravam para o próximo compromisso do dia: um café com uma amiga que acabara de retornar da Alemanha, depois de quatro anos. Precisava conversar comigo, reencontrar e atualizar as conversas. Na portaria do prédio, cruzo com o síndico que estava sumido desde o natal. Ele revela o motivo. Sua mãe, de 91 anos, estava internada em um hospital, em Santos, onde ele permaneceu até ela receber alta após mais de 30 dias de UTI.

Minutos depois, chego ao café e, para minha surpresa, o retorno de minha amiga ao Brasil deveu-se, principalmente, à mãe, de 80 anos. “Ela precisa que eu esteja por perto, está meio deprimida”. Ao retornar para casa, recebo a notícia: minha tia, de 81 anos, foi internada, de repente. Trombose em uma das pernas. A família mobiliza-se para os cuidados. Reflito como o fenômeno do hiperenvelhecimento, em um prazo de poucas horas, pode surgir diante de mim com tanta intensidade e materialidade.

Ao preparar palestra para alunos do último ano do curso de Administração da Pontifícia Universitária de São Paulo (PUC-SP), decido iniciar por uma questão: Em que vocês irão se formar no fim do ano? Enganam-se os que pensam que estão apenas concluindo um curso de Administração. Com o ritmo acelerado do envelhecimento populacional no Brasil, pouco importa a carreira escolhida. Todos seremos, na prática, gerontólogos. O envelhecimento irá cruzar, encontrará pontos de interseção, com todas as profissões. Economistas, administradores, médicos, professores, engenheiros, arquitetos, advogados serão demandados a encontrar soluções dentro da Economia da Longevidade para um ambiente social transformado pela dinâmica demográfica.

Os pais costumam preocupar-se muito com as profissões futuras dos filhos, mas poucos relacionam aptidões e desejos com a sociedade das próximas décadas. É comum pensar apenas no vizinho, no filho do amigo ou outro próximo bem-sucedido. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o envelhecimento populacional é uma das cinco megatendências globais de negócios para este século [ao lado do avanço tecnológico, da globalização, dos efeitos ecológicos e das consequências políticas após a derrubada das ditaduras do Oriente Médio]. Algumas grandes consultorias, como a PricewaterhouseCoopers, corroboram com essa visão. Mas as famílias e os jovens ignoram o envelhecimento populacional no momento de escolher a profissão ou definir estratégias para a carreira. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

1 + cinco =