“Se você fosse o Leonardo da Vinci, como seria a sua Monalisa?”. Esse foi o desafio proposto pela galeria de arte Urban Arts, em parceria com a rede social focada em arte It’s Noon, a artistas plásticos de todo o país. O desafio dá nome a mostra, que fica em cartaz do dia 6 ao dia 16 de fevereiro, na unidade da Vila Madalena, com entrada Catraca Livre.
Foram mais de 240 obras inscritas, e um júri especializado selecionou as 30 melhores para integrar a exposição. Há Monalisas nordestinas, oriundas da terra de Lampião ou de Jorge Amado; Monalisas que remetem às HQs; de caráter mórbido; as cúbicas, conceituais, roqueiras, emo; e até mesmo as Monalisas leitoras do best-seller “Cinquenta Tons de Cinza”.
O objetivo da mostra é descobrir e dar visibilidade a novos talentos da arte digital e ilustração, que carecem de galerias com infraestrutura profissional para expor seu trabalho.
A obra original foi pintada em Florença entre 1503 e 1506 e, apesar de ter sido encomendada, Leonardo nunca a entregou. Levou consigo para a França quando foi para a corte de Francisco I em 1506, onde ficou exposta no Palácio di Fontainebleau e depois em Versalhes.
Hoje, o quadro está no Museu do Louvre e é uma das principais atrações:
É talvez a obra de arte mais bem protegida de um museu:
um painel de vidro anti-balas, um balcão de madeira fixo que deixa o público a uns 2 metros, e faixas flexíveis (como aquelas de fila de banco). Há sempre seguranças por perto. A proteção do quadro é proporcional à sua fama.
2 Comentários
Esqueci de dizer:a que +gostei foi a Mona Lisa com óculos escuros, fumando. Esqueci de dizer tb q tenho uma coleção de Mona Lisas, por diferentes autores. Vou acrescentar essas do 50e+ a minha coleção.
Mona Lisa, sempre muito inspiradora. Adorei