fbpx

Sem medo de envelhecer

Por Maya Santana

Não raro recebo pessoas em meu consultório querendo fórmulas, receitas e dicas para parar ou retardar o envelhecimento

Não raro recebo pessoas em meu consultório querendo fórmulas, receitas e dicas para parar ou retardar o envelhecimento

Marcelo Levites, Estadão

Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, a pedido de um laboratório farmacêutico, mostrou que 90% dos entrevistados têm medo de envelhecer. Os principais temores são doenças e limitações físicas, solidão e dificuldades de memória. Foram entrevistadas quase mil pessoas entre 18 e 61 anos.

Envelhecer é algo que assusta. Não raro recebo pessoas em meu consultório querendo fórmulas, receitas e dicas para parar ou retardar o envelhecimento, como se isso fosse realmente possível. Infelizmente, não é.

Mas afinal de contas, o que é envelhecer? É ter cabelos brancos? Ter rugas no rosto? Ou significa maturidade, experiência de vida, maior vivência?

Já disse uma vez aqui neste blog que, infelizmente, vivemos em uma sociedade onde o velho tem uma conotação negativa. Não tem. Ser mais velho ou ter mais idade significa apenas que temos uma distância maior da data de nosso nascimento para os dias atuais. Só isso.

Penso que, se cuidamos de nossa saúde física e mental, alimentação, finanças e do nosso convívio social, muitos destes temores mostrados na pesquisa poderão ser minimizados. Claro que é natural adoecer quando ficamos mais velhos, mas não é raro vermos pessoas gozando de plena saúde aos 80 ou 90 anos.

Adotar um estilo de vida saudável nem sempre é fácil. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu preguiça para iniciar uma atividade física, mas também é fato que, ao começar a praticá-la, os benefícios e disposição aumentam muito. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

1 Comentários

Avatar
Marlene Rossette 7 de outubro de 2015 - 19:55

Ola tenho 57 anos trabalho, prático exercício físico, mas também tenho medo de envelhecer , medo de adoecer;, ter problemas de memoria acho que a maioria tem, mas vamos vivendo da melhor forma possível, me cuido da alimentação e gosto de ler quando posso uma boa noite

Responder