Ícone do site 50emais

Sigamos o exemplo dos ipês, que florescem no inverno

 width=
A beleza antecipada do ipê florido: surpresa encantadora . Foto: Reprodução/Internet

Marlene Damico Lamarco
50emais

Os ipês florescem na minha cidade e tingem de rosa o horizonte, espalhando tapetes coloridos pelo chão das calçadas. É o ciclo da vida que repete… É o ciclo dos ipês que se antecipa em junho, sem explicar porquê.

O ipê despiu-se das folhas. Teria ele sofrido o apego de perder cada uma ou seria ele sábio e crente, confiante na beleza da florada que estaria por vir? Mesmo quando não se antecipam, por questões que desconhecemos, os ipês florescem em pleno inverno e acabam reinando soberanos, na paisagem que adormece à espera da primavera. Qual seria o seu segredo?

A natureza dorme no inverno e sua paisagem bucólica, às vezes, inspira a poesia e traz consigo certa melancolia. Foi com esse estado de espírito que eu dirigia numa estrada, buscando inspiração para resolver uma questão importante e delicada, ligada a continuidade da vida de uma pessoa amada. Garoava, além de ser muito cedo, frio e meio escuro, porque até o sol estava recluso.

Foi quando me deparei com os ipês numa certa avenida de São Paulo e meu coração despertou para uma alegria instantânea. Num dia cinza de inverno, o ipê ousou brincar de primavera e coloriu tudo de rosa, a cor do amor incondicional.

E eu fiquei ainda mais alegre, porque se ele pode, eu também posso. Por que não encontrar beleza também nas situações de revés? Porque não colorir os pensamentos em branco e preto, para, assim, suavizá-los?

Aprendi com o ipê e desapeguei-me daquele sentimento de dúvida que permeava meus pensamentos. Consegui clareá-los com mais positividade e esperança.

A analogia serviu-me de apoio para olhar aquela situação cinza com os olhos do poder que habita dentro de cada um de nós, quando estamos abertos e conectados às mensagens da natureza.

Cada gota de orvalho tem um recado, a florada temporã na paisagem árida e a chuva que cai lavando a terra, sempre deixa uma mensagem de contínua fidelidade.

É uma fidelidade amiga, que vem lá de cima, sem que peçamos ou que estejamos atentos. É certo que vem…

Com essa energia de fé, que me inspirou profundamente, eu consegui apoiar e falar a palavra certa para que aquela situação tão desafiadora fosse bem encaminhada.

Na impermanência da vida, Deus sempre encontra uma forma de falar conosco e renovar nossas emoções mais profundas. É só olhar para o mundo e abrir os olhos do coração.

O presente chega na hora mais inesperada, de surpresa, como as flores invernais dos ipês rosa da minha cidade.

Leia também de Marlene Damico Lamarco:

Existe conserto de computador, de carro e de gente. Você precisa de conserto?

A solidão, tão necessária, tem sido evitada como se fosse uma doença

O tempo passou a ser a minha maior riqueza

Quero olhar de perto o que é essencial, me abrir para que um novo ciclo possa nascer

Sair da versão mobile