‘Só lhe sobra um desafio: envelhecer com dignidade’

Por Maya Santana
Aos 55 anos, a cantora já conseguiu praticamente tudo

Aos 55 anos, Madonna já conseguiu praticamente tudo

Esta é uma matéria – publicada pelo jornal El País – muito interessante sobre a rainha do pop, porque não se destina a alardear as traquinagens da cantora nem a criticar algo que ela disse ou a apresentar um novo jovem namorado. Tem como objetivo mostrar como Madonna, caminhando para a sua sexta década de vida, já conseguiu praticamente tudo. Segundo o autor da matéria, Diogo A. Manrique, “com 55 anos, só lhe sobra um desafio: envelhecer com dignidade. Aposto que isso ela já planejou.”

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As redes sociais se alvoroçam: Madonna usa o Instagram para dar uma prévia das suas fotos para a nova edição de L’Uomo Vogue. Os alarmes são ligados: suspeitamos que já começou a promoção para o próximo álbum da Ciccone, feito —como é habitual— com talento fresco: o sueco Avicii, a britânica Natalia Kills.

Talvez sejamos ingênuos: ela sempre está promovendo. Em termos de cultura pop, vivemos na era Madonna. E cada vez isso fica mais evidente: há muitas temporadas, as mulheres dominam as listas de vendas. E costumam ser “filhas de Madonna”, cantoras que seguem seus ensinos.

Trata-se de uma mãe fabulosa, comprensiva e inspiradora. É fotografada em uma sessão de bandage na companhia de Katy Perry, para um número da V Magazine. Muitos artistas masculinos tratam com desconfiança seus jovens competidores, mas Madonna compartilha palco com Britney, Christina e Miley.

É um modelo inalcançável: leva trinta anos de vantagem. Estamos diante de um híbrido de David Bowie, o dos looks impactantes, e Andy Warhol, que integrava arte e negócio. Imaginem: integra a garota material e a mulher espiritual, alterna a vedette aloucada com a businesswoman triunfal.

De modo geral, os cantores são desastrosos quando entram no mundo dos negócios. Ela é a exceção: fundou a gravadora Maverick, que vendeu com muita vantagem a Warner em 2004, antes da crise. Decidiu juntar todas suas atividades produtivas sob um só teto, que chamam de “acordos de 360 graus”.

E o que mais Madonna produz? Coleções de roupa, para a H & M e Macy’séc. Livros, ultimamente infantis. Cosméticos, pela marca MDNA Skin. Uma cadeia de academias. Discos, aptos para serem reciclados em espetáculos que terminam entre os mais rentáveis da história. Merchandising. Mas esqueçamos o cinema: lhe deu mais desgostos que alegrias. Clique aqui para ler mais.


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