Sônia Braga faz história: está entre os melhores atores do século 21

Por Maya Santana

 

Um dos críticos do NYT disse: Sônia “Braga era um grande nome no Brasil entre 1970 e 1980, a resposta brasileira a Sophia Loren”

No ano em que completou 70 anos, Sônia Braga recebe talvez a melhor notícia da sua vida: foi eleita pelos críticos do jornal mais influente do mundo, The New York Times, nesta quarta-feira(25), uma das melhores atrizes do mundo neste século. A lista contém 25 nomes, entre eles, Catherine Deneuve, Denzel Washington e Gael García Bernal. Sônia, que completou sua sétima década de vida em junho, é a única brasileira da lista. Por ter interpretado personagens tão famosos da Bahia, como Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, muita gente acha que a atriz é baiana. Mas ela é de Maringá no Paraná.

Veja o artigo de O Globo com a lista completa do NYT dos 25 atores que mais se destacaram:

O New York Times publicou nesta quarta-feira, 25, uma lista com os atores e atrizes que mais se destacaram no século XXI. E entre nomes como a francesa Catherine Deneuve, o americano Denzel Washington  e o sul-coreano Song Kang Ho, está um rosto mais do que conhecido dos brasileiros.

Em 24º lugar, Sonia Braga é lembrada pelos críticos que compõem o júri principalmente por sua atuação em “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, cineasta responsável por ter dado um novo sopro à sua carreira neste século. Mas eles também destacam a rica carreira da atriz no século passado, que brilhou tanto no Brasil quanto em Hollywood.

Leia também: Com uma senhora carreira, Sônia Braga chega aos 70 anos de vida

“Braga era um grande nome no Brasil entre 1970 e 1980, a resposta brasileira a Sophia Loren”, argumenta o crítico A. O. Scott, que também lembrou da sua atuação em “Bacurau”, outro filme dirigido por Mendonça Filho. “As habilidades dela se manifestam em uma maneira muito diferente em ‘Bacurau’, uma incrivelmente fantástica (e violenta) alegoria de um Brasil em crise”.

Veja o trailer de Bacurau:

A lista é bastante diversificada, e vai desde estrelas hollywoodianas, como o vencedor do Oscar  Mahershala Ali e a atriz de comédias de sucesso Melissa McCarthy, a atores de diversas nacionalidades. Todos, porém, também conhecidos nos Estados Unidos e em grandes festivais pelo mundo, como o mexicano Gael García Bernal ou a sul-coreana Kim Min-hee, musa dos filmes do Hong Sang-soo.

Veja a lista completa:

25 – Gael García Bernal (México)

24 – Sônia Braga (Brasil)

23 – Mahershala Ali (EUA)

22 – Melissa McCarthy (EUA)

21 – Catherine Deneuve (França)

20 – Rob Morgan (EUA)

19 – Wes Studi (EUA)

18 – Willem Dafoe (EUA)

17 – Alfre Woodard (EUA)

16 – Kim Min-hee (Coreia do Sul)

 

 

 

 

 

 

 


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais