Publico aqui este artigo do Uol sobre Stênio Garcia porque tenho grande admiração por esse ator, que está na televisão, no cinema e no teatro, literalmente, desde que nasci. O que me fascina, além do talento, é a sua garra. Agora mesmo, aos 83 anos – 60 de carreira – está se preparando para voltar ao teatro com uma peça que vem exigindo muito dele: O Último Lutador, para a qual tomou até aulas de jiu-jitsu. ” “Achei que essa peça tinha muito a ver com a minha identificação de vida que é lutar para conquistar,” comenta o ator.
Leia:
Para celebrar seus 60 anos de carreira, comemorados em 2016, Stênio Garcia escolheu interpretar um avô no teatro, mas não é qualquer tipo de avô. Em “O Último Lutador”, peça que está em cartaz no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro, o ator de 83 anos interpreta o patriarca de uma família de lutadores de MMA e, além de atuar e dançar, precisa também desferir golpes do esporte em cena.
“Quis comemorar meus 60 anos justamente naquilo que me deu iniciação [o teatro]. Estou na TV há 45 anos e lá eu comemoro o tempo todo”, diz Stênio em entrevista ao UOL. “Achei que essa peça tinha muito a ver com a minha identificação de vida que é lutar para conquistar”, continua.
Para se preparar para o personagem, Stênio se matriculou em aulas de jiu-jítsu e teve orientações de um ex-lutador do UFC, Milton Vieira. “Sempre gostei muito [de MMA], sou amigo do Vitor Beltfort, dos irmãos Nogueira, adoro o José Aldo. Nunca pratiquei nenhum esporte e fazer essa peça enriqueceu muito o meu repertório”, conta o ator, que hoje pratica pilates e ioga para manter a boa forma.
Foi também no meio da preparação para o “Último Lutador” que Stênio se deparou com outro obstáculo. Em setembro do ano passado, fotos dele e da mulher, a atriz Marilene Saad, nus caíram na internet. Na época, o ator explicou que se fotografou sem roupa para acompanhar o resultado da dieta e exercícios que estava fazendo para aparecer com o corpo mais enxuto na peça que também tem Marilene no elenco.
Cinco meses após o vazamento das imagens, o ator diz que saiu fortalecido do episódio. “Aprendi que é importante não ignorar [a internet]. Ela é um fenômeno que acontece na vida moderna e não há limites para a invasão de privacidade. No momento em que aconteceu, eu não liguei, porque já apareci nu em todas as minhas áreas de atuação. Clique aqui para ler mais.