Suécia inaugura museu dedicado ao lendário Abba

Por Maya Santana
Descobertos em um festival de música, eles venderam mais de 300 milhões de álbuns

Descobertos em um festival de música, eles venderam mais de 300 milhões de álbuns

Um museu dedicado ao ABBA  foi inaugurado em Estocolmo nesta terça,  celebrando a longa lista de sucessos do grupo, conhecido por músicas como “Dancing Queen”, “Mamma Mia” e “Super Trouper”.

Serão exibidos objetos relacionados à banda sueca, como o helicóptero que  aparece na capa do álbum “Arrival”, uma guitarra em forma de estrela e dezenas  de roupas brilhantes que os músicos usaram no auge de sua carreira, nos anos  1970. Algumas peças, porém, estão “perdidas para sempre”, disse Bjorn Ulvaeus,  que participava do grupo. É o caso das roupas “vergonhosamente” enfeitadas que  vestiu quando “estava um pouco acima do peso”.

Bjorn Ulvaeus, um dos ex-membros do grupo sueco na abertura do museu

Bjorn Ulvaeus, um dos ex-membros do grupo sueco na abertura do museu

Cerca de 40 pares de suas calças brilhantes, botas de plataforma e sombreros  de pano estão no museu, onde os visitantes também podem ver, digitalmente, como  ficariam usando essas peças. Os fãs também podem gravar vídeos e cantar hits da  banda em um palco que conta com hologramas dos integrantes. Outra atração é um  telefone instalado a um canto do museu – os membros do ABBA prometeram ligar e  falar com os visitantes ocasionalmente.

Mas o local também apresenta um lado menos glamouroso da história do grupo,  que vendeu 400 milhões de discos e dominou as paradas de sucesso depois de  vencer o concurso Eurovision, em 1974, com “Waterloo”. Composto por Ulvaeus,  Anni-Frid Lyngstad, Benny Andersson e Agnetha Faltskog, o grupo começou com dois  casais e seguiu junto mesmo depois dos respectivos divórcios, até se dissolver,  no início da década de 80. Uma seção é dedicada ao fim da banda e ao relato das  separações. “Essas partes foram incluídas porque acreditamos que são importantes  para contar a história”, disse Ulveaus. Leia mais em valor.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais