fbpx

Surge primeiro condomínio construído para idosos

Por Maya Santana

Residecial Cidade Madura foi construído na Paraíba e inaugurado há poucos meses

Residencial Cidade Madura foi construído na Paraíba

Este post, ao lado de outro que conseguiu o mesmo número de visitantes e será revelado amanhã, é o quarto mais visitado do 50emais nestes quatro anos. Trata-se do primeiro condomínio no Brasil construído pelo poder público especialmente para idosos. Como os outros posts que venho publicado nos últimos dias, atraiu milhares de visitas desde que foi publicado pela primeira vez, há quase dois meses, em junho.

Leia:

Não vi essa notícia em nenhum jornal. Foi uma amiga que me enviou. E, pelo que li, me parece muito interessante. É o primeiro condomínio público para pessoas com mais de 60 anos. Construído em João Pessoa, na Paraíba, o Residencial Cidade Madura vai abrigar inicialmente 40 moradores. Segundo as informações que me chegaram, são casas de 54 m2 com todas as adaptações para atender as necessidades dos idosos.

Uma das moradoras do condomínio, Dona Laura

Uma das moradoras do condomínio, Dona Laura

No condomínio, inaugurado no último dia 10, há área com pista de caminhada, academia ao ar livre, praça e campo de futebol. Os idosos também terão a sua disposição uma unidade de saúde, centro de convivência, horta e redário.

Além do residencial em João Pessoa, devem ser inauguradas, nos próximos meses, condomínios semelhantes nas cidades de Campina Grande e Cajazeiras. Nos três locais foram investidos um total de R$ 12 milhões.

Somente idosos poderão morar no novo condomínio. De acordo com as regras, não vão poder modificar, emprestar, locar ou ceder o imóvel. Eles podem morar sozinhos ou com seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado. “A concessão”, segundo o governo do estado, “só será reincidida caso o idoso manifeste interesse ou quando houver perda de autonomia ou falecimento, sendo o imóvel cedido para outro idoso.”

Veja a propaganda oficial do condomínio, feita pelo governo da Paraíba:

Construir moradias para idosos é uma iniciativa que merece elogios. Com sua população envelhecendo rapidamente, o Brasil vai precisar cada vez mais de empreendimentos como este. Em São Paulo, também vem ganhando força uma outra iniciativa: os chamados “flats”. É como se fosse um hotel com tudo adaptado para o idoso.

Um exemplo é o Residencial Santa Catarina, que oferece sistema de flat no bairro do Paraíso. “Nos últimos dois anos, o volume de interessados cresceu cerca de 10% ao ano. A tendência é que com a longevidade, os idosos e as famílias busquem esses espaços, também devido ao aumento da sociabilidade”, diz Maria Norma A. Claure, diretora executiva do residencial. Há vários outros espalhados pela cidade, onde 8% da população já tem mais de 60 anos.

Leia também: Conheça os serviços que São Paulo oferece a seus 900 mil idosos

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





6 Comentários

sonia maria monteiro 1 de setembro de 2015 - 21:35

Amei demais essa ideia genial e atenção voltada para os idosos. Moro sozinha e gostaria imensamente de morar num lugar assim! Sinto falta de conviver com amigas na mesma situação minha. Onde moro não tem, mas seria muito legal se fizessem esse projeto aqui, pois conheço varias amigas que tb gostaria de residir num lugar igual a esse!! Qual o critério para poder fazer parte desse local?

Responder
Angelita Mendes 20 de setembro de 2014 - 17:02

Maravilhoso. Espero que essa idéia chegue logo à Maceió.

Responder
Arleide Lôbo 19 de setembro de 2014 - 20:03

Tem que ser expandido para todo o Brasil…Em outros Países como o Europeu vi muito e amei…
Quem sabe se dentro desses ” hotéis maduros”…”flats”… não caberia um mini posto para assistência médica …

Responder
sonia maria monteiro 1 de setembro de 2015 - 21:37

uma sugestão bem adequada tendo em vista as dificuldades de atendimento que se encontram as Unidades de Saúde!

Responder
maria das graças alves ferreira 19 de setembro de 2014 - 19:42

parabens a este governador…….porque que outros estados nao faz o mesmo???

Responder
maria das graças R. pontes 13 de agosto de 2014 - 01:02

Bacana,perfeito…

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais