fbpx

Tarot: Aproveite a crítica para se corrigir

Por Maya Santana

"Renascer é exatamente permitir-se mudar"

“Renascer é exatamente permitir-se mudar, começar de novo”

Alexandre Moreira, Tarólogo

Não é fácil, nem simples, ouvir críticas. Quase sempre nos sentimos injustiçados e acabamos feridos em nosso amor-próprio. A vontade que temos é, quase sempre, reagir devolvendo ao crítico em questão uma série de observações bastante ácidas sobre sua capacidade, sua produção, seu caráter, seu conhecimento, sua maneira de agir, etc.  Se nos deixarmos envolver nessa troca de ofensas disfarçadas de “opiniões” nos colocamos no meio de um jogo, digamos, de tênis, onde a cada raquetada supõem-se uma rebatida. E, se ninguém intervir, o jogo só acaba quando ambos esgotam suas forças e acabam por sentirem-se miseráveis.

É aí que entra a mensagem embutida nos símbolos que estampam a carta 14 do tarot, a TEMPERANÇA. Essa angelical representa o estado de espírito que devemos manter nessas ocasiões: o mais pacífico e receptivo. Devemos aproveitar essa chance para transmutarmos aquilo que consideramos como ofensas ou agressões em algo mais poderoso e útil. Toda crítica é uma oportunidade de observarmos com maior atenção o ponto, o assunto, o motivo ou o aspecto da nossa personalidade que está gerando esse parecer, esse comentário.

Poder ser uma grande oportunidade de nos corrigirmos ou, então, de confirmarmos que estamos no caminho certo. TEMPERANÇA vem do latim temperare e é sempre um processo de melhoria. O ferro é malhado, colocado em fornalhas, novamente malhado até transformar-se em aço, que é um estado elevado da sua condição primeira. Nós mesmos, diariamente, transformamos em saborosos e apetitosos pratos produtos e condimentos que sozinhos ou em doses erradas seriam intragáveis.

Há uma semana da Pascoa podemos refletir no seguinte:  Renascer é exatamente permitir-se mudar, começar de novo e, nisso tudo, a TEMPERANÇA é a lembrança que sempre poderemos utilizar críticas e elogios para, com sabedoria e bom senso, ajustarmos o “tempero” dos dias e dos humores afim de termos uma existência mais palatável de ser vivida.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

14 − 3 =