fbpx

Tarot: Nova estação, tempo de renovação

Por Maya Santana

A mudança da estação simboliza também renovação

A mudança da estação simboliza também renovação

Alexandre Moreira, Tarólogo

Não, não se assuste. Ainda que o nome dessa carta (que costumava ser omitido nas antigas cartas de tarot) possa despertar sentimentos negativos, de perdas muitas vezes irreparáveis, no tarot ela assume uma outra conotação.

A MORTE, Arcano XIII, é a lembrança de que tudo tem o seu tempo e que, chegado ao fim do mesmo, é necessário que nos desapeguemos do que se tornou supérfluo para que o novo possa surgir. Assim acontece anualmente com as plantas, que muitas vezes é preciso replantar; ou quando desejamos “apagar” alguns anos da nossa fisionomia e nos submetemos a uma cirurgia plástica para “renascermos” mais jovens; ou “eliminar”, com muita malhação e caminhadas, aquelas gordurinhas que se acumularam no decorrer dos anos para que possamos usar o mesmo manequim de quando éramos mais jovens. Também quando tomamos coragem e abrimos as portas do closet para separar todas aquelas roupas maravilhosas, que custaram tão caro e que nos trazem lembranças de momentos especiais, e doarmos para a caridade pois usá-las não iremos mais. E aquelas mudanças na decoração que decidimos fazer, seja porque as crianças cresceram e não querem mais quartos empapelados com listrinhas em azul-bebê, seja porque decidimos que a decoração da sala poderá se beneficiar de um estilo mais “clean” e está na hora de dizer adeus aos móveis que você herdou da mamãe (que também não tinha coragem de “desembaraçar” deles e os doou a você).

O importante, quando encontramos com esse Arcano poderoso, é saber utilizá-lo como tema para uma reflexão: o que é preciso mudar em mim, ou no meu ambiente familiar ou de trabalho, ou mesmo nos meus hábitos? O que é que já está com o prazo de validade vencido (Um relacionamento? Um hobby? Um costume? Uma forma de pensar? Uma maneira de conduzir sua vida social?) e já é tempo de eliminar o excedente para fazer lugar para o novo, aquele que chega com mais energia, aquilo que nos estimula e provoca, o que recobra o nosso interesse.

Este domingo, além de ser o primeiro dia da semana é também o último do mês e. portanto,  uma data bastante simbólica para os “fins e inícios”. Porque então não aproveitar a folga e fazer uma reflexão no que pode e deve ser radicalmente eliminado da sua vida para que, não ocupando espaço inútil, possibilite que suas energias sejam melhor canalizadas e que a alegria, o entusiasmo, a satisfação e o bem estar voltem a estar presentes no seu cotidiano?

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dez − 5 =