Tarot da Semana: Ser pai

Por Maya Santana
Hoje é o Dia dos Pais

Ser pai é ser cúmplice, oferecer a segurança

Alexandre Moreira, Tarólogo

Domingo, dia dos pais, essa figura cujo estereotipo sempre foi de dominador, conquistador, provedor. Pai, muitas vezes, parece ser apenas aquele membro da família de quem dependemos financeiramente, menos afetuosos e presentes que as mães, estas sim, sempre carinhosas, boas conselheiras, pacientes, amorosas, compreensivas.
Bom, é claro que essas são configurações bastante arquetípicas dos nossos pais que, apesar de se manterem assim diferenciadas no imaginário popular, vem mudando através da alteração dos papéis sociais ocorridos através dos tempos.

No tarot, a figura paterna é comumente representada pela carta 4, a do Imperador: o rei, o senhor, o patrão, o dono dos seus domínios (casa, carro, dinheiro, mulher, filhos, empregados, etc.). Claro que esse arquétipo da figura paterna formou-se através dos séculos e de como as sociedades estabeleciam os papéis masculinos e femininos, com seus limites e obrigações. Nos anos 60 do século passado as mulheres começaram a mais efetivamente libertarem-se desses padrões e provaram que capacidade, sensibilidade, inteligência e emoção não são privilégios de nenhum dos gêneros.

Pais são vistos hoje em efusivas e públicas demonstrações de carinhos com seus pimpolhos, praticando os mesmos esportes, vestindo-se igual, indo aos mesmos shows, usando as mesmas gírias e nem por isso deixaram de representar o ideal da paternidade. Pois ser pai é ser cúmplice, oferecer a segurança da experiência, orientar sem querer subjugar, ser amigo e confidente sem deixar de ser confiável.

Se as arcanas cartas do tarot falavam de um pai cuja definição era a severidade, felizmente neste domingo podemos celebrar o novo Pai, aquele que não teme e nem se poupa de demonstrar seu amor e seu afeto pelos seres que ele gerou, numa mais que perfeita simbiose com a figura materna. Parabéns a todos eles.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

SAMUEL UEDA 10 de agosto de 2014 - 20:14

Este cara é muito bom….

Responder
Déa Januzzi 10 de agosto de 2014 - 14:38

Parabéns, um tarológo antenado com a modernidade, com os novos tempos. Adorei!!!!!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais