fbpx

Tarot desta semana de Natal: A liturgia do amor

Por Maya Santana
A sensação de união paira no ambiente

A sensação de união paira no ambiente

Alexandre Moreira, Tarólogo

Faltando 4 dias para o Natal e eis-me aqui, novamente, com uma carta de tarot do fluído naipe de Copas nas mãos e umas tantas imagens, há muito guardadas na memória e que costumam aflorar em algumas ocasiões, para mim, especiais. Natal é uma delas, assim como alguns aniversários, almoços de Páscoa, ceias de Ano Novo. Ah, e todos os almoços de domingo na casa dos meus pais com toda a família, os amigos, os amigos dos amigos reunidos.

Nessas ocasiões minha mãe, filha de italianos, levantava-se então muito cedo, antes mesmo do nascer do sol, para começar a fazer a massa do ravióli, que era o prato favorito do meu pai; preparar os assados que já haviam dormido envoltos em temperos e ficariam mais algumas horas dourando no forno; executar aquele especialíssimo arroz-de-forno que um dos netos tanto gostava, o doce de leite com nozes, que era o predileto da comadre mineira. Tudo muito simples, feito em casa, sem o estilizado glamour dos pratos nos cardápios dos restaurantes e nas fotos dos livros de receitas. E assim a mesa ia se enfeitando de travessas, jarros, compoteiras. E a casa inteira rescendia à “Bem vindos todos vocês, meus amados”.

Ainda que tivesse diversas ajudantes de cozinha, ela sentia-se indispensável naquele preparo, tendo feito as compras e selecionado os ingredientes, executando a maior parte das receitas, decorando a mesa, espalhando vasos com flores pela casa. Era um verdadeiro ritual litúrgico onde ela renovava e celebrava os seus votos de Amor Incondicional por todos nós, que ali estávamos. Ah! E posso garantir-lhes: ela nunca se sentiu explorada, ou discriminada em sua condição de mulher, por estar cozinhando para tantos. Talvez um pouco ofendida, sim, quando alguém se recusava a repetir um dos seus quitutes.

Mas o que eu gostaria de dizer neste domingo, com essa longa introdução, nesta quase véspera de Natal, é que encontramos também entre as cartas do tarot uma que carrega essa ideia do prazer obtido em celebrar e compartilhar ações e sentimentos positivos. O 9 de Copas, por exemplo, traz em si uma mensagem que pode ser interpretada como a sensação de alegria, prazer e bem estar em podermos receber em nossa casa, a família, os parentes, os amigos. Compartilhar prodigamente da nossa alegria particular com todos os demais. Sentir que estamos oferecendo o melhor de nós, sem restrições, tanto em termos materiais como nos sentimentos, nas emoções.

É aquela muito agradável euforia que nos acomete quando paramos por um momento e, ao olharmos ao redor, vemos que a decoração especial que criamos ficou bonita demais; que aquelas louças e cristais que guardamos para as ocasiões especiais, estão perfeitos sobre a mesa; que a comida, além de bonita, está (modéstia à parte) deliciosa; que todos estão felizes e a sensação de união paira no ambiente. Que contribuímos com nossos talentos, nossa capacidade, boa vontade e amor irrestrito para que todos estivessem vivendo um momento de fraternidade e paz. O que mais exigir de uma festa? O que mais esperar dessas oportunidades de nos reunimos para celebrar a Vida, superando dificuldades, agradecidos por tantos benefícios recebidos ao longo dos anos?

Aproveitemos, então, a energia desta época tão festiva para distribuir sorrisos, palavras de estímulo, gestos de carinho e vibrações positivas a todos que cruzarem os nossos caminhos. O 9 de Copas sugere, as pessoas agradecem e o Universo retribui. Feliz Natal!

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Déa Januzzi 21 de dezembro de 2014 - 17:54

UM TEXTO BEM ESCRITO E GOSTOSO DE LER. PENA QUE ESSAS COMEMORAÇÕES SE ACABAM DEPOIS DA MORTE DOS NOSSOS PAIS. PARABÉNS

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais