Tarot: é hora de romper o que ainda nos aprisiona

Por Maya Santana
Um dia para nos avaliarmos

Um dia para nos avaliarmos

Alexandre Moreira, Tarólogo

A Páscoa é o maior acontecimento dentro do Cristianismo. Ainda que o Natal chame mais a atenção devido ao seu aproveitamento pelo comércio, é na Páscoa que se encontra o acontecimento mais marcante para aqueles que professam a religião cristã: a ressurreição do Cristo. Afinal, entre o nascer e o morrer e renascer, o último é sem dúvida mais impressionante.

No tarot também encontramos essa mesma ideia em 2 arcanos: a MORTE e o JULGAMENTO. Ambos traduzem o conceito do renascimento, uma maneira de interpretarmos a necessidade de nos renovarmos, tanto física quanto espiritualmente. Se a MORTE (Arcano XIII) representa o fim, o término, a ruptura, o encerramento seguido de uma nova oportunidade, o JULGAMENTO (Arcano XX) simboliza um despertar, um reconhecimento, uma conscientização, uma mudança de paradigma. Na MORTE eliminamos os excessos, aquilo que já não nos serve mais; fazemos uma verdadeira faxina, seja em nosso guarda-roupas, em nosso corpo ou em situações que vivemos. No JULGAMENTO fazemos um exame de consciência e avaliamos os critérios éticos e morais que adotamos, aproveitando para reconhecer erros e acertos e optar por condutas mais edificantes.

Em ambos os processos representados por essas duas cartas do tarot, está embutida a ideia do Renascer, de abandonar uma velha forma de existir e permitir-se recomeçar do ponto em que parou, porém com mais sabedoria, num nível mais elevado de espiritualidade.

Hoje, portanto, é um dia bastante significativo para nos avaliarmos com honestidade e identificarmos o que está obsoleto em nosso comportamento, na nossa maneira de olhar, em expectativas que há muito já caducaram e, com coragem e determinação, rompermos a casca  do ovo que ainda nos aprisiona e ressurgirmos melhores, mais dignificados, mais esperançosos e comprometidos em vivermos vidas mais responsáveis, úteis, harmoniosas e dignas de serem vividas.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

edith 29 de abril de 2014 - 15:10

Parabéns….Isto é a Páscoa.

Responder
Antonio f reis 20 de abril de 2014 - 13:57

To ligado, fazendo e acontecendo …….

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais