fbpx

Tarot: O prazer a ser encontrado no trabalho

Por Maya Santana

Independentemente do que se faça, é preciso extrair prazer do trabalho

Independentemente do que se faça, é preciso extrair prazer do trabalho

Alexandre Moreira, Tarólogo

O Dia do Trabalho foi, como sempre, comemorado com um feriado. Ou seja: celebra-se fazendo-se exatamente o oposto do que a efeméride propõe. Mas a ideia de trabalho sempre foi, erroneamente, associada à de um sacrifício, de algo não prazeroso. Até mesmo no Gênesis, a perda e expulsão do Paraíso está associada à condição de “ganhar o pão com o suor do teu rosto”.

No tarot o naipe de Ouros representa o plano material, o nosso corpo, nossa saúde, os bens materiais, o dinheiro e, naturalmente, a maneira de ganha-lo. Mas, entre as 14 cartas desse naipe, o 9 DE OUROS é a carta que, em minha opinião, bem define o prazer a ser encontrado no labor visto que essa carta nos fala do prazer obtido graças ao esforço pessoal.

Quem se esforça, dedica-se com paixão àquilo que faz, desconhece o “sacrifício” associado à ideia do trabalho. Ao contrário, sua profissão passa a ser uma forma extremamente satisfatória de expressão e de obtenção de recompensas, tanto materiais como emocionais e, até mesmo, espirituais. Fazer aquilo que se gosta, com total dedicação, buscando sempre aprofundar a técnica e o conhecimento, produz uma sensação de extremo bem estar que é ainda mais ampliada quando se obtém o reconhecimento devido à nossa produção.

Ainda que o dia em que se comemora as virtudes inerentes ao Trabalho e, por extensão, aos Trabalhadores, tenha passado, o 9 DE OUROS continua a nos lembrar que todos os dias são oportunidades para expressarmos nossos saberes e sermos de utilidade através da profissão que elegemos. E, nesse exercício de servirmos ao outro com o fruto do nosso labor diário, estamos também nos “trabalhando”, nos “construindo” como seres humanos racionais, capazes, produtivos, contribuindo assim para a nossa própria evolução e para o estabelecimento de uma sociedade melhor.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

18 − dezessete =