fbpx

Tarot: Quando a lágrima nos impede de ver o sol

Por Maya Santana

A tristeza e a melancolia parecem imperar

A tristeza e a melancolia parecem imperar

Alexandre Moreira, Tarólogo

Algumas cartas do tarot reproduzem muito contundentemente situações e sentimentos cotidianos e o 5 de Copas é uma delas. Às vezes parece que não passa um dia em que não nos lastimamos por algo que perdemos ou aquilo que não conseguimos, chorando de frustração pelo que não somos ou temos. Uma nuvem escura parece vedar a nossa percepção de tudo o mais e o spotlight teima em realçar aquilo que nos dói.

Copas é o naipe do tarot que reúne as cartas que remetem às emoções, que são tão fluídas como os líquidos, que se alternam em calmarias e vagalhões. A quinta carta desse naipe remete-nos a um conflito, a uma situação onde a tristeza e a melancolia parecem imperar. Mas, ao mesmo tempo, nos incita a tirar de diante dos nossos olhos os véus de auto piedade, da autocomiseração, do exagero e observarmos quantas benesses, quantos valores, quantas oportunidades, quanto potencial, quantos recursos ainda temos.

Se a cada perda que sofremos deixarmos de valorizar o que somos, o que temos, o que ainda nos resta, estaremos, na verdade, sendo egoístas com nós mesmos, com os outros e com tudo o que o Universo conspirou para que conquistássemos. Nesses momentos é bom recordarmos a frase de Oscar Wilde e procurarmos refletir se não foi providencial termos perdido aquilo pelo que estamos a lamentar:

“Quando os deuses querem se divertir, nos concedem aquilo que desejamos”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

oito + 19 =