fbpx

Tarot: viva o presente e curta as boas memórias

Por Maya Santana

Curta um tempo que só passou no calendário

Lembranças, recordações, memórias, arquivos…

Alexandre Moreira, Tarólogo

Determinadas cartas de tarot, assim como algumas lembranças, teimam em reaparecer com certa frequência. Às vezes passamos muito tempo sem nos recordarmos de alguns fatos e daí então, aparentemente do nada, eles voltam a brincar com a nossa memória, desafiando-nos a recordar rostos, lugares, aromas, sabores, nomes e situações.

 Pensando na semana que se inicia, eis que o 6 DE COPAS salta como por encanto, dentre as outras 77 cartas do baralho. Lembranças, recordações, memórias, arquivos, álbuns de fotografias, antigos diários, tudo constitui o universo de significados dessa carta. Aquele velho caderno de receitas, os cartões de natal de tantas décadas, uma mecha de cabelo presa com um laço de fita, uma flor desidratada que há tanto tempo repousa entre as páginas de um livro, aquele recorte amarelado de jornal que um dia registrou algo tão interessante, um boletim escolar que comprova que, ainda que ninguém acredite, éramos alunos aplicados.

Numa interpretação menos favorável, poderíamos dizer que o 6 DE COPAS nos alerta para não vivermos nem no passado e nem dele. Para apreciarmos o momento presente sem, entretanto, deixarmos de conservar as boas lembranças, as recordações que nos alegram. Viver do ou no passado, esquecendo-se de que o momento presente é tudo o que de mais importante existe, é fuga e, portanto, é covardia, nada salutar. Mas utilizar-se de forma positiva dessas memórias, como parte inseparável da nossa história, é reconhecer o trajeto percorrido, é perceber que a vida é feita do conjunto desses pequenos instantes cujas marcas nos fazem felizes.

Damos boas vindas à nova semana, esperando que ela também nos proporcione encontros com pessoas queridas que há muito não víamos e com quem tenhamos a oportunidade de, uma vez mais, reviver entre risadas e exclamações de alegria, um tempo que só passou no calendário sobre a mesa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

1 × 2 =