Teff, o grão cheio de propriedades medicinais

Por Maya Santana
faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento

O grão de origem etíope faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento

Linhaça, quinoa, chia… cada hora surge um novo grão com propriedades “milagrosas” que, de imediato, torna-se moda.  O grão da vez é o teff, palavra que seria uma corruptela de outra com o significado de “perdido”, referindo-se ao fato de o grão ser muito fino. Segundo um pequeno artigo no blog de Karina Kovalic, em O Globo,  o teff é a moda do momento em Londres, consumido principalmente por gente  que quer emagrecer, pois é um alimento que sacia.

Leia o artigo:

A moda em Londres é o teff, o grão que não possui glúten, faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento. É uma semente pequena com colorações variadas (do branco passando pelo vermelho até o marrom escuro). Os tipos mais claros possuem um sabor mais suave mas todos são igualmente nutritivos.

A atriz Gwyneth Paltrow é uma das adeptas do cereal

A atriz Gwyneth Paltrow é uma das adeptas do cereal

O grão tem uma concentração elevada e variada de nutrientes: cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e tiamina. Rico em carboidratos. O ferro contido no Teff é facilmente absorvido pelo organismo. Possui elevado teor de proteína. Acredita-se que tenha uma composição de aminoácidos excelente  – todos os 8 aminoácidos essenciais para os seres humanos. Tem níveis de lisina mais elevados do que o trigo ou a cevada. Estimula a flora intestinal. Além de não conter glúten.

O grão veio direto da Etiópia, onde é consumido e produzido há mais de 5000 anos, para o prato das modelos, socialites e famosas britânicas como Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham. O teff pode ser consumido cozido ou em forma de farinha, utilizada em receitas de pão e massas, e dá sensação de saciedade.

A farinha de Teff tem excelentes propriedades de panificação e permite saborosos produtos com uma textura flexível e elástica. Exaustivos testes e ensaios de gosto com provadores demonstraram que os produtos feitos com farinha de teff constituem uma saborosa e saudável alternativa sem glúten, para a farinha de trigo. Tal como a farinha de trigo integral, o Teff contém todos os nutrientes essenciais.

A farinha pode ser usada numa grande variedade de produtos, que vão de pães até diversos outras delícias de padaria, lanches, massas e panquecas. Teff também é adequado para uso como um espessante para sopas e molhos.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





3 Comentários

Orlando Gonçalves Silva 5 de outubro de 2015 - 22:10

Muito esclarecedor podendo até ser chamado “Homem da Cobra” ou não panaceia remédio para todos os males ou apapetiti.

Responder
laureano de souza carvalho filho 17 de fevereiro de 2015 - 17:34

Fiquei interessado na farinha de teff. Como posso adquirir essa farinha?

Responder
Maria Aparecida de Souza 3 de junho de 2014 - 23:35

Quero saber onde compro o teff

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais