fbpx

Teff, o grão cheio de propriedades medicinais

Por Maya Santana

faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento

O grão de origem etíope faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento

Linhaça, quinoa, chia… cada hora surge um novo grão com propriedades “milagrosas” que, de imediato, torna-se moda.  O grão da vez é o teff, palavra que seria uma corruptela de outra com o significado de “perdido”, referindo-se ao fato de o grão ser muito fino. Segundo um pequeno artigo no blog de Karina Kovalic, em O Globo,  o teff é a moda do momento em Londres, consumido principalmente por gente  que quer emagrecer, pois é um alimento que sacia.

Leia o artigo:

A moda em Londres é o teff, o grão que não possui glúten, faz bem à saúde e ajuda no emagrecimento. É uma semente pequena com colorações variadas (do branco passando pelo vermelho até o marrom escuro). Os tipos mais claros possuem um sabor mais suave mas todos são igualmente nutritivos.

A atriz Gwyneth Paltrow é uma das adeptas do cereal

A atriz Gwyneth Paltrow é uma das adeptas do cereal

O grão tem uma concentração elevada e variada de nutrientes: cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e tiamina. Rico em carboidratos. O ferro contido no Teff é facilmente absorvido pelo organismo. Possui elevado teor de proteína. Acredita-se que tenha uma composição de aminoácidos excelente  – todos os 8 aminoácidos essenciais para os seres humanos. Tem níveis de lisina mais elevados do que o trigo ou a cevada. Estimula a flora intestinal. Além de não conter glúten.

O grão veio direto da Etiópia, onde é consumido e produzido há mais de 5000 anos, para o prato das modelos, socialites e famosas britânicas como Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham. O teff pode ser consumido cozido ou em forma de farinha, utilizada em receitas de pão e massas, e dá sensação de saciedade.

A farinha de Teff tem excelentes propriedades de panificação e permite saborosos produtos com uma textura flexível e elástica. Exaustivos testes e ensaios de gosto com provadores demonstraram que os produtos feitos com farinha de teff constituem uma saborosa e saudável alternativa sem glúten, para a farinha de trigo. Tal como a farinha de trigo integral, o Teff contém todos os nutrientes essenciais.

A farinha pode ser usada numa grande variedade de produtos, que vão de pães até diversos outras delícias de padaria, lanches, massas e panquecas. Teff também é adequado para uso como um espessante para sopas e molhos.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

3 Comentários

Avatar
Orlando Gonçalves Silva 5 de outubro de 2015 - 22:10

Muito esclarecedor podendo até ser chamado “Homem da Cobra” ou não panaceia remédio para todos os males ou apapetiti.

Responder
Avatar
laureano de souza carvalho filho 17 de fevereiro de 2015 - 17:34

Fiquei interessado na farinha de teff. Como posso adquirir essa farinha?

Responder
Avatar
Maria Aparecida de Souza 3 de junho de 2014 - 23:35

Quero saber onde compro o teff

Responder