Ter um animal de estimação em casa traz alegria e saúde

Por Maya Santana
Os animais propiciam momento de grande bem estar

Os animais propiciam momentos de grande bem estar

Ainda há tanta gente que, incompreensivelmente, despreza os animais, sem se dar conta de que eles podem ser uma fonte contínua de alegria, propiciando enorme bem estar ao seu dono. Todos os estudos feitos mostram isso. Eu me lembro do meu pai. Já velhinho, não se separava de sua cachorrinha Pequetita. Eu também adoro os bichos. Acho que, como nós, eles são parte da natureza, são parte de um todo. E têm o direito de ser respeitados e bem tratados.

Leia este ótimo artigo, publicado pelo portal Uol:

Pesquisas e estudos em todo o mundo demonstram que a convivência com os animais traz tranquilidade e bem-estar às pessoas. Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal e atualmente com o programa “Missão Pet” no canal a cabo Nat Geo, vivencia de perto essa interação benéfica.

“Quando levamos cães em locais com pessoas doentes, em especial crianças, e idosos, constatamos a alegria que trazem. A relação é muito diferente se há apenas humanos nas visitas”, relata Rossi.

O zootecnista lembra-se, em especial, de um golden retriever. “Era muito interessante, porque ele sempre dava carinho e atenção à criança que mais parecia triste. Ficava do lado e, aos poucos, ela começava a brincar.”

O contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo

Contato com eles eleva produção de endorfina no organismo

Rossi explica que, ao contrário dos visitantes que se comovem com as histórias e muitas vezes não conseguem dar força às crianças e velhinhos, os cães trazem leveza ao ambiente. “Eles brincam, fazem algo engraçado e proporcionam momentos de muita descontração.”

Para quem perdeu a capacidade de se locomover, por acidente ou até mesmo pela idade avançada, estar perto de um animal é se realizar através dele. “Quando essa pessoa vê um cachorro brincando e correndo como louco, é como se fosse uma extensão dele”, analisa Rossi.

Além disso, para quem quer emagrecer, ter um cão é uma excelente pedida. Isso porque é necessário fazer passeios diários, assim, sem perceber, a pessoa está se exercitando. Sem contar que, no caminho, vai fazendo amizades e conhecendo gente nova.

Eles costumam ajudar muito na recuperação de doentes

Eles costumam ajudar muito na recuperação de doentes

Relacionamento Saudável

Que conviver com animais desde cedo faz bem à saúde, proporcionando o aparecimento de anticorpos e, deste modo, evitando futuras alergias, já está comprovado cientificamente.

Agora, estudos já demonstraram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo, o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar. Além disso, o convívio com um cão ou gato diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e do estresse e também reduz o risco de problemas cardiovasculares.

Nos Estados Unidos, cachorros e gatos têm sido usados em prisões como forma de melhorar o clima interno. Em uma penitenciária feminina de Bedford Hills, as detentas ajudam a adestrar filhotes de labradores e golden retrievers. Após um ano, eles são doados a pessoas com deficiência físicas ou com estresse pós-traumático, como ex-veteranos de guerra. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Ana 24 de maio de 2014 - 23:27

sou mãe de três gatos, posso assegurar que os bichanos são seres vivos muito especiais. Transmitem serenidade, afeição, alegria, doçura. Eles derretem nossos corações: isso faz muito bem pra alma. Ou como diz o texto, libera endorfina dando a sensação de bem estar.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais