Teto de relíquia histórica em Ouro Preto pode cair

Por Maya Santana
Interior da Igreja, onde estão enterrados restos mortais de Aleijadinho

Interior da Igreja de N.S. da Conceição, onde estão os restos mortais de Aleijadinho

Na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, patrimônio cultural da humanidade, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição está de portas fechadas porque o teto ameaça desabar. Desde o ano 2000, o Iphan aponta a necessidade de restauração do santuário, considerado um dos bens mais valiosos da arquitetura de Ouro Preto, mas a gravidade do problema só foi identificada há dois meses. Peritos contratados pela igreja constataram que o teto pode cair a qualquer momento e as portas tiveram de ser fechadas.

“Nós precisamos não de uma reforma pontual, mas de um grande restauro”, afirma o padre Luiz Carlos Carneiro. É exatamente em frente ao altar que estão os restos mortais de Aleijadinho, considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil. Parece que não há nenhum problema com o altar, mas há três anos ele está amarrado com arames na parte de trás, porque corre o risco de tombar.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição abriga túmulo de Aleijadinho

Igreja foi construída entre 1727 e 1749 pelo pais de Aleijadinho

Mas, se alguns problemas estão escondidos, outros estão bem à vista. Rachaduras e grandes fendas tomam conta de pilares e paredes. A estrutura do arco central está comprometida. A restauração custará R$ 6 milhões e já está prevista no PAC das Cidades Históricas. “É um projeto de restauração completo. É você durante 24 meses pensar a igreja de chão a teto. Você está trabalhando com restauração dos elementos artísticos, arquitetura estrutural”, afirma o chefe do Iphan de Ouro Preto, Joao Carlos Cruz de Oliveira.

Ainda não há prazo para a liberação dos recursos do PAC, mas as obras de escoramento do teto, consideradas urgentes, já estão sendo elaboradas. “Esse projeto técnico demora cerca de 20 dias para ser elaborado. Em seguida, já será feito esse escoramento, que é o primeiro passo para que não coloque em risco o patrimônio”, ressalta a secretária de cultura Eliane Parreiras. Turistas e moradores que quiserem contemplar um dos maiores símbolos do barroco brasileiro terão de ter paciência. Não há previsão de quando a igreja será reaberta. Fonte: Bom Dia Brasil

Clique no vídeo para ver a igreja por dentro:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais