fbpx

Todo o vigor das novas mulheres de 80 anos

Por Maya Santana

Aos 82 anos, Carmem Dell’Orefice,acaba de participar de campanha da Delvaux

Se você achava que os 40 eram os novos 30, pense de novo. Começa a ser exibido nos cinemas americanos o filme “Amour”, premiado com a Palma de Ouro em Cannes. É uma história de amor sobre um casal de professores de música aposentados de 80 e poucos anos. Em dezembro passado, a musa da moda de 91 anos Iris Apfel criou uma coleção de maquiagem para a MAC, e este ano Jimmy Choo deu seu nome a um modelo de sapato. Em julho, a Lanvin usou a modelo estreante Jacquie Murdock, de 82 anos, em uma campanha.

E isso é apenas o começo. Daphne Selfe, 84, posou de Madonna, no início do ano, usando o sutiã cônico Jean Paul Gaultier da pop star para a campanha da Big Bra Hunt da Oxfam. A ex-modelo dinamarquesa Gitte Lee, 77, se apresentou pela Céline. E Carmen Dell’Orefice, 81, participou de recente campanha da empresa belga de bolsas de luxo Delvaux.


Iris Apfel, aos 91 anos, criou uma coleção de maquiagem para a MAC

Muitas dessas mulheres também aparecem no blog de Ari Seth Cohen, o Advanced Style, focado no “pessoal mais velho” mais elegante das ruas de Nova York. O blog se tornou o ponto de partida de um livro, “Advanced Style”, publicado no início deste ano e pronto para ser transformado em filme em 2013. Tudo isso evoca a interrogação: é possível que, nestes tempos, os 80 sejam os novos 20?

“Eu não chamaria isso de uma tendência, e sim de um movimento rumo a uma maior valorização de pessoas em processo de envelhecimento e idosas”, diz Cohen. O motivo pelo qual isso acontece é simples: só nos EUA, ao que se sabe, há 78 milhões de pessoas da geração pós-guerra, de seus 60 e poucos anos ou mais, que controlam 70% da renda doméstica. É um poder de compra nada desprezível.

(Ao lado, livro inspirado no blog Advanced Style, que deve virar filme em 2013)

“As atitudes parecem estar mudando lentamente, num momento em que blogs como o Advanced Style, o The Women’s Room e That’s Not My Age chamaram a atenção para o fato de que envelhecer não significa que as mulheres se desinteressem por moda e estilo”, diz a especialista britânica em prognóstico de tendências Jane Kellock, fundadora do The Women’s Room. “Tomara que o emprego de mulheres mais velhas em campanhas publicitárias seja o começo de uma verdadeira consciência das atitudes para com o envelhecimento e não apenas uma tendência. Mas não consigo imaginar nenhuma marca da moda que afirme abertamente estar voltada para mulheres de mais idade.” Leia mais em www.valor.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





4 Comentários

lisa santana 10 de setembro de 2012 - 15:41

Essas mulheres ótimas, cheias de vigor me alegram, me alentam, me faz acreditar no gosto pelo viver bem. lindas.

Responder
Roberto Matheus Muniz 6 de setembro de 2012 - 17:50

Maya amo essa vovozinha super antenada ela adoraria conhecer a loja que trabalho a Rajasthan e a cara dela.
Bjs queridona

Responder
nenez 6 de setembro de 2012 - 01:58

Muito bom!!!!!!!

Responder
Mônica Minelli 6 de setembro de 2012 - 01:51

Ótima matéria,,,,é o vigor da experiência sobre a mesmice…. e, com muita qualidade de vida.
ADOREI, bjo

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais