fbpx

Treze formas de emagrecer (e só uma delas é fazer exercício)

Por Maya Santana

A grande maioria das pessoas ganha peso com o avançar da idade

A grande maioria das pessoas ganha peso com o avançar da idade

Essa questão de precisar de fazer dieta para perder quilos não está entre as minhas preocupações, porque sou magra. Mas tenho vários amigos com excesso de peso. Alguns, à medida que a idade aavança, caminhando para a obesidade. Aliás, quando se fala em pessoas acima do peso, o Brasil aparece em um dos primeiros lugares. Estudos mostram que mais de 50% dos brasileiros estão com sobrepeso. Vi esse artigo de Silvia Candano Ocaña, no El Pais, e achei que pode ajudar quem se dispuser a seguir os 13 passos recomendados. As recomendações vão desde “comer em pratos menores” e “mastigar mais vezes antes de engolir” a “fazer amor com regularidade.”

Leia:

É certo que há pessoas com um metabolismo invejável e que continuam magras apesar de comer de tudo e não fazer esporte. Mas são poucas. A imensa maioria dos mortais tende a ganhar quilos com a idade. De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o sobrepeso e a obesidade são a “pandemia do século XXI”. É evidente que você não pode mudar sua genética, mas pode introduzir certos hábitos em sua vida diária que servirão para enganar o estômago e comer menos ou para acelerar o metabolismo, ajudando a queimar mais gordura ao longo do dia. Nem tudo é fazer exercício! Anote aí.

Mascar chiclete entre as refeições
Vários estudos realizados em 2011 pelo Instituto de Ciências Psicológicas da Universidade de Leeds (Reino Unido) concluem que os efeitos do chiclete na regulação do apetite são muito positivos. Por um lado, esse hábito evita que comamos por tédio; por outro, produz uma sensação de saciedade e reduz a vontade de beliscar algo entre as comidas. Mas atenção: para que o truque funcione, é preciso mastigar o mesmo chiclete durante pelo menos 45 minutos. A médica Marta Aranzadi, especialista em nutrição, explica o motivo: “O açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante contido no chiclete nos incita a comer porque produz liberação de insulina. No entanto, uma vez que o chiclete perdeu o seu sabor, ao mastigá-lo produzimos uma salivação extra – justamente o que nos faz perder o apetite.” Portanto, não vale mudar de chiclete toda hora.

Tomar um copo d’água antes de comer
Pesquisadores da Universidade Birmingham (Inglaterra) mostraram que esse é um método muito simples, mas que surte efeito. Seu experimento, realizado no início deste ano, consistiu em controlar durante três meses a evolução de 84 pessoas com sobrepeso. A equipe pediu que 41 delas bebessem um copo de água antes de cada refeição principal e, às demais, que imaginassem que tinham o estômago cheio antes de começar a comer. Após as 12 semanas de teste, os resultados não deixaram dúvidas: o primeiro grupo perdeu quase quatro quilos e meio de peso, enquanto o segundo ficou nos 800 gramas. “De fato, este é um dos truques infalíveis para emagrecer. Ao enchermos o estômago, comemos menos. E dá ainda melhor resultado se a água estiver fria, pois assim provoca a contração do estômago e faz com que tenhamos menos fome”, afirma Aranzadi.

Tomar um bom café da manhã
Pular o café da manhã é um dos erros mais comuns entre as pessoas que desejam emagrecer, já que produz justo o efeito contrário. “Por dois motivos: porque estamos com fome e comemos mais quando chega a refeição seguinte, e porque o jejum prolongado coloca o metabolismo em modo econômico, ou seja, reverte o metabolismo de insulina e aumenta o armazenamento de gordura”, afirma a especialista em nutrição. Um estudo feito por cientistas da Imperial College (Londres), publicado no Daily Mail em 2012, confirma essas explicações. Os pesquisadores escanearam os cérebros de 21 participantes, enquanto lhes mostravam fotos de diferentes alimentos. Os voluntários que pulavam o café da manhã comiam mais no almoço e escolhiam os alimentos mais gordurosos e açucarados, o que não exatamente os ajudava a perder peso. Um motivo a mais para começar o dia dando-se um belo presente! Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Maria Sylvia Germani Garcia 15 de setembro de 2015 - 18:28

Não consigo ler o final.
Seria possível enviar via e mail?
Grata
Sylvia

Responder
IVANI CONTI VESELIC OLIVEIRA 16 de setembro de 2015 - 03:06 Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais