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Troque o sal por outros temperos mais saudáveis

Por Maya Santana

Alecrim fica ótimo com batata, cenoura, couve flor, abobrinha, frango e sopas

Alecrim fica ótimo com batata, cenoura, couve flor, abobrinha, frango e sopas

<strong>Com a idade, todos os médicos recomendam diminuir a quantidade de sal que consumimos na alimentação. Existe, inclusive, um esforço do governo para que os fabricantes reduzam a  carga de sal nos alimentos industrializados –  quase todos eles contêm excesso de sódio. O que se sabe é que sal em damasia, e a nossa cultura é de usar bastante sal, provoca graves problemas à saúde.  Daí serem muito bem vindas sugestões para substituí-lo,  temperando carnes e alimentos em geral com ervas e outros ingredientes.</strong>

<strong>Leia as ótimas dicas dadas  nesse artigo do jornal Zero Hora:</strong>

A comida não tem graça sem um bom tempero, certo? Mas abusar do sal, o condimento mais usado e conhecido para dar sabor aos alimentos, não é nada saudável. Pelo contrário: quanto menos você colocar no prato, melhor para a sua saúde.

— O sal não é o vilão da alimentação, mas reduzir a quantidade é sempre uma boa ideia. O seu consumo em excesso está relacionado ao aumento da pressão arterial e também pode trazer más consequências para a função cardíaca — adverte o nutrólogo Paulo Henkin.

Para reduzir a quantidade de sal, é preciso encontrar alternativas para temperar os pratos. A nutricionista funcional Alice Müller dá dicas de como usar condimentos saudáveis e tão (ou mais!) saborosos como o sal.

Junte os ingredientes dentro do próprio vidro de azeite

Junte os ingredientes dentro do próprio vidro de azeite

<strong>Mix de ervas
</strong>Pode ser usado em substituição do sal para preparar carnes, molhos, feijão, entre outros alimentos. Bata no liquidificador partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino.

<strong>Marinada
</strong>Use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne saudável e saborosa.

<strong>Óleo de especiarias
</strong>Utilize azeite de oliva extravirgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folhinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie os temperos e você terá vários sabores para temperar a salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.

<strong>Gersal
</strong>Adicione ao arroz, legumes ou saladas. Para prepará-lo, misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado.

Fortalece a imunidade e ajuda a controlar a pressão alta

Fortalece a imunidade e ajuda a controlar a pressão alta

<strong>Caldo de legumes caseiro
</strong>Cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.

<strong>Gostosos e nutritivos </strong>

A nutricionista funcional Alice Müller indica condimentos para temperar a comida e dar mais sabor aos alimentos. Conheça:

<strong>Alho:</strong> combina com molhos, feijão, lentilha, grão de bico, sopas, carnes e arroz. Fortalece a imunidade e ajuda a controlar a pressão alta e o colesterol.

<strong>Alho-poró:</strong> use em refogados, risotos, sopas e omeletes. Tem sabor e aroma mais brandos do que o alho. Auxilia a desintoxicação do fígado e, por ter inulina, fibra que provoca saciedade.

<strong>Aipo:</strong> o aipo ou salsão fresco é utilizado como salada ou em pratos cozidos a base de peixes, gado e aves. As folhas podem aromatizar os caldos. É diurético e pode ajudar na prevenção de cálculos renais. Clique aqui para ler muitas outras dicas.

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1 Comentários

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Elizete 23 de junho de 2014 - 11:32

Boa dica para os restaurantes tb, pq as vezes saímos de lá com sensação de que comemos um boi inteiro!

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