fbpx

Ultra-atletas de mais de 60 testam limites do corpo

Por Maya Santana

 Sunny McKee pratica ciclismo, corrida e nataçã e vê vantagens na velhice

Sunny McKee pratica ciclismo, corrida e nataçã e vê vantagens na velhice

Achei fantástico quando li nesta reportagem da BBC Brasil a declaração de Sunny McKee, uma senhora de mais de 60 anos que participa de provas de esforço físico:”Eu tenho mais energia que meus filhos e netos”. É esse vigor que anima um verdadeiro batalhão de pessoas que, como Sunny, já está pra lá dos 60.

Leia a reportagem:

Uma torturante maratona de bicicleta pelas montanhas da Suíça não é um jeito muito comum de se celebrar um aniversário de 61 anos.

“Eu jurei que nunca faria algo assim – é tão longo e cruel, com tanta dor”, diz Sunny McKee. Mas mesmo assim ela acabou competindo no campeonato de Ironman, fazendo 180 quilômetros de bicicleta e quatro quilômetros de nado. Tudo no mesmo dia.

McKee não se intimida com exercícios intensos. Ela compete em triatlos e outros desafios do gênero há 30 anos. Em 2007, começou a participar de eventos de alta resistência, depois de ver uma pessoa com dois membros amputados terminar uma competição. A prótese da perna acabou a prova enxarcada em suor.

Ela diz ter mais energia que os filhos e os netos

Sunny diz ter mais energia que os filhos e os netos

“Se alguém assim consegue, então alguém como eu também pode”, disse ela.

Hoje, aos 65 anos, ela está viciada no Ironman. Em outubro, participou sem nenhum problema. “Eu tenho mais energia que meus filhos e netos”, conta.

Há algumas décadas, esses exercícios intensos em idade já avançada seriam impensáveis. Mas recentemente é cada vez mais comum ver pessoas da terceira idade em eventos como o Ironman. Como é possível?

As competições de alta resistência variam de acordo com distâncias e modalidades, mas em geral elas duram um mínimo de seis horas. Quando surgiram nos anos 1970, muitos médicos temiam que as provas seriam uma agressão ao corpo, apresentando perigos para a saúde.

Mas os indícios observados até hoje apontam para o oposto. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

19 − 16 =