Ícone do site 50emais

Um roteiro para fazer (e manter) amizades na idade madura

 width=
O que Vânia mais gosta é viajar e fazer amigos, que ela cultiva com todo zelo. Assim como cultiva a forma física. Foto: Acervo familiar

Vânia Nacaxe
50emais

Qual é o roteiro para encontrar, manter amizades para vida toda, principalmente na idade madura, quando mais precisamos de companhia? A resposta não é tão difícil.

Eu sou mochileira. Viajo sozinha algumas vezes, por opção. Ao viajar solo, posso vivenciar como é maravilhoso fazer amigos pelo mundo. Sabe aquelas amizades que começam quando se divide uma mesinha num bistrô em Paris? Ou no ponto de ônibus? Talvez na fila de um supermercado, onde as conversas divertidas podem gerar contatos posteriores, uma vontade de conhecer aquela pessoa melhor.

Trocar endereços de redes sociais, whatsapp, podem diminuir e disfarçar algumas distâncias físicas, porém manterá a memória dos novos amigos, ansiando pelo reencontro. A comunicação do coração é tão real e simples, que sabemos que vai sobreviver além das fronteiras.

Vãnia é uma especialista na arte de fazer amizade. Aonde vai faz amigos. Foto: Acervo familiar

Eu, particularmente, tenho tantos amigos e amigas! Cada um deles guardados em minhas cápsulas da amizade, protegidas do tempo e resguardadas na história. Guardo a memória das vivências que desfrutamos.

Podemos ficar anos sem nos vermos ou falarmos, mas quando acontece o reencontro, não tem como descrever: nos sentimos vivos, jovens, saudosos e realizados, ao relembrar de nossos bons momentos juntos.

Pense só, ao longo de sua história de amigos e amigas, você poderia nomear os tipos que já te rodearam? Quem você manteve ao seu lado, quem você traria de volta ao seu convívio?

Encontrar os amigos é sempre uma experiência fabulosa para Vânia. Foto: Acervo familiar

Os loucos e loucas, os medrosos, os dependentes, os corajosos, os destemidos, aqueles que nos faziam desafiar nossos limites, os engraçados, os deprimidos, os amigos sombras, aqueles amigos que não acrescentavam e não tiravam nada de nós, mas você sabia que estavam ali e até hoje tem vontade de saber o destino de suas vidas. Ah! Os amigos ou amigas vampiros, que sugavam sua alegria ou tristeza. E você? Como se nomearia como amiga/amigo?

Sabe aquelas amigas que te dão ânimo, aquelas que são todas ombros, braços que acolhem ou te sacodem quando é preciso, amigas independentes, amigas que adoram estar juntas, priorizam estar juntas. Tenho amigas assim e tento ser assim também. Estas amizades me são muito caras e ricas.

Viajamos juntas, curtimos a vida juntas, tiramos proveito de cada momento juntas, tiramos tempo para viver a amizade.

Sair da versão mobile