Uma justa homenagem à Simone de Beauvoir

Por Maya Santana
A escritora francesa é uma das mais importantes na luta pelos direitos das mulheres

A escritora francesa é uma das mais importantes na luta pelos direitos das mulheres

A francesa Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e uma das pessoas que mais contribuíram para o avanço da luta da mulher por igualdade de tratamento com o homem, completaria 106 anos de vida nesta quinta-feira. O Google decidiu homenageá-la, colocando no ar em sua página inicial de buscas um Doodle. Deixou uma extensa obra entre romances, ensaios, monografias. Alguns de seus livros tornaram-se clássicos, como O Segundo Sexo (1949) e Os Mandarins (1954).

A homenagem prestada pelo portal de buscas Google à escritora

A homenagem prestada pelo portal de buscas Google à grande pensadora

Simone de Beauvoir nasceu em Paris em uma família burguesa, mas que perdeu tudo depois que seu avô materno, que era banqueiro, faliu. O gosto pela literatura veio de seu pai, Georges, que sempre incentivou que ela buscasse o sucesso em uma carreira acadêmica. Depois de estudar matemática e literatura, Simone foi estudar filosofia na consagrada Universidade de Paris (Sorbonne). Lá, conheceu Jean-Paul Sartre, com quem teve um conturbado relacionamento amoroso, mas uma produtiva parceria intelectual. Aos 78 anos, sofrendo de uma pneumonia, Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986, exatos seis anos depois de Sartre, que se foi em 15 de abril de 1980. A escritora foi sepultada no mesmo túmulo do companheiro, no cemitério de Montparnasse, em Paris.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Elza Cataldo 10 de janeiro de 2014 - 17:09

Não tive a honra de conhecer Simone de Beauvoir viva, porém fui ao seu enterro. Como morava em Paris na época, reuni na minha casa um grupo de amigas brasileiras e francesas e seguimos juntas, comovidas, para homenagear uma das nossas grandes referências.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais