fbpx

Uruguai: um dos melhores países para se aposentar

Por Maya Santana

Montevidéu, com suas praças elegantes,  concentra quase metade da população

Montevidéu, com suas praças elegantes, concentra quase metade da população

Uruguai. Alguns do melhores indicadores da América Latina estão lá. Neste país as mulheres vivem em média 78 anos. Os homens 74. É considerado o país menos corrupto, o mais alfabetizado e o menos violento. E ainda está na lista dos 40 melhores países do mundo para se aposentar.

“O Uruguai atualmente tem tido dez anos de crescimento econômico muito importante, inclusive alguns anos com taxas perto dos 7%. Taxas nunca vistas no Uruguai. Isso tem permitido digamos a melhoria da vida, a diminuição dos índices da pobreza. É um país tranquilo tem uma população bastante envelhecida também então o estilo de vida é mais sossegado, temos os atrativos culturais”, afirma Gabriela Mordecki, economista da Universidad de la República.

Leia também: Presidente do Uruguai é um exemplo a ser seguido

Claro que ajuda ser um dos menores países da América do Sul e ter apenas 3,3 milhões de habitantes. Mas os uruguaios souberam com maestria tornar atrativo seu pequeno país e ensinam lições preciosas. Carlos Vilaró, um dos artistas mais famosos da atualidade, vai completar 90 anos em novembro. Ele é um exemplo de vitalidade e simpatia. Um homem amável e cheio de histórias.

A capital tem praias muito bonitas

A capital tem praias muito bonitas

Conta que com as mãos que hoje pintam telas começou a erguer a própria casa. Uma construção enorme apoiada sobre o rochedo chamada de Casapueblo. Erguida como um monumento ao sol, é um dos locais mais fotografados do Uruguai. E até inspirou o poetinha Vinicius de Moraes. Ele mora com seus gatos, tem seu atelier e uma vista deslumbrante de Punta Del Este.

A repórter pergunta qual o segredo para uma vida longa e feliz?

“O segredo está primeiro na generosidade, no prazer de se doar. No encontro com as pessoas e ama-las. Eu sou um homem feliz”, responde Carlos Vilaró, artista plástico. Leia mais em g1.com.br

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





3 Comentários

JOÃO ALFREDO 18 de dezembro de 2017 - 17:05

Realmente é um país fascinante, um pequeno país que só faz fronteira terrestre com o Brasil, com uma tradição cultural invejável, que logicamente influenciou os indicadores que possui não só em termos de América Latina, mas no mundo também. Seria impensável aqui no Brasil, um vice presidente da república renunciar por mau uso de cartão corporativo, e isto aconteceu recentemente no Uruguai, este fato já seria o suficiente para fazer a diferença de um país, e o nosso vizinho é assim, um pequenino país, que soube se reinventar sempre focado numa democracia forte, que o torna uma nação ímpar perante todos os seus vizinhos latino americanos, principalmente ao nosso Brasil.

Responder
Orlanda Ribeiro Ferreira 17 de dezembro de 2017 - 16:42

Tenho fascinação pelo Uruguai.Conheci pessoas uruguaias e percebi que amam a vida.

Responder
Tânia Maria Saldivia 2 de março de 2017 - 12:47

Adoro Uruguai, desde pequena sempre indo às praias, os Fortes São Miguel e Santa Tereza, Punta Del Diablo, Punta De Leste. As leis uruguaias faz toda diferença…amo o Uruguai.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais