Usar muito salto alto prejudica joelhos e coluna

Por Maya Santana
Saltos como esse faz com que 90 do peso do corpo seja sustentado pela ponta do pé

90 do peso do corpo é sustentado pela ponta do pé

Nesse mês de agosto, o 50emais está completando quatro anos de existência. Para marcar esse tempo, decidi republicar aqui, um a um, os cinco posts que atraíram maior atenção dos internautas desde a criação do blog. Vou começar de trás para a frente, ou seja, o primeiro post será do artigo que está no quinto lugar entre os mais vistos: o artigo é sobre os males causados ao corpo pelo uso de sapatos com saltos altíssimos. Foi publicado pela primeira vez no 50emais em 2012 e continua sendo muito acessado até hoje:

Fico intrigada com o número de mulheres que vejo todos os dias usando sapatos com saltos altíssimos. Na rua, na loja, na escada rolante do shopping, elas estão por toda parte, se equilibrando, com o calcanhar a uma altura inacreditável do chão. Especialista advertem: é preciso tomar cuidado com este saltos. São charmosos, mas perigosos, principalmente para os joelhos e a coluna.

Leia o artigo publicado pelo portal G1:

Um sapato de salto alto deixa qualquer mulher elegante, mas com o tempo, o uso excessivo pode causar alguns problemas. Algumas das regiões que podem ser afetadas são os pés, os calcanhares, os tornozelos, os joelhos e a coluna. Mas isso não significa que todas as mulheres que usam salto terão essas complicações.

O sapato com salto altera a maneira de andar: os ombros vão para trás e a cabeça para a frente e isso muda a angulação da coluna, o que pode prejudicar o pescoço e a lombar, além de aumentar as chances de alteração postural. O calçado ideal deve respeitar o formato dos pés, protegendo-os e evitando zonas de compressão. A dica dos especialistas é reduzir o tempo em cima do salto e variar os tipos de sapatos.

Especialistas afirmam que até 5 cm, o que equivale a 3 dedos, o salto é relativamente seguro. Acima disso, aumentam as chances de pressão na planta dos pés e outras complicações. Usar o salto três vezes por semana, mais ou menos por 7 horas por dia, é um fator de risco grande para problemas futuros. Leia mais em www.g1.bemestar.com.br

Não deixe de ver esta verdadeira aula sobre o que acontece com o seu corpo quando você usa sapato com o salto muito alto:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais