
50emais
Sou das que acreditam que a vacina é resultado de muito estudo e realmente protege contra certas doenças. Por isso, não vejo a hora de me vacinar contra a gripe. Custo a me gripar, mas quando isso acontece fico muito mal. E, em fevereiro, me gripei feio.
A nova vacina contra o virus causador da gripe, influenza, estará disponível em todo o Brasil a partir da segunda quinzena deste mês de março, não só para crianças e gestantes, mas também para idosos – pessoas acima dos 60 anos, segundo informou o Ministério da Saúde.
Especialista diz que a medida é importante, porque a gripe pode ocorrer em qualquer época do ano, não só no outono e no inverno.
Leia o artigo de Gabriel Damasceno para o Estadão:
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agora, a vacina contra o influenza, vírus causador da gripe, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos de idade. O imunizante estará disponível em todos os locais de vacinação do País a partir da 2ª quinzena de março. Até então, a oferta do imunizante ficava restrita às campanhas sazonais.
Segundo a pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a medida é importante porque surtos de gripe não se restringem a apenas uma época do ano. “A gripe se caracteriza por uma imprevisibilidade. Então, apesar de a gente ter um maior número de casos no outono e inverno, surtos também acontecem ao longo do ano, de forma esporádica”, diz.
Ela acrescenta que disponibilizar a vacina para quem não a tomou no período recomendado dá a oportunidade de esse indivíduo se proteger e também ajuda a prevenir o impacto de um eventual surto.
Leia também: Alerta aos aposentados
Outros grupos continuarão recebendo o imunizante em estratégias especiais. Entre esses, estão profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.
Vacinação contra a covid-19
Segundo o MS, a imunização contra a covid-19 já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, idosos e gestantes.
Leia também: Sexo de aluguel para mulheres acima dos 50 anos
A vacinação para grupos especiais a partir de 5 anos será feita de forma regular em qualquer posto de saúde. Quem tem imunidade baixa — imunocomprometidos — precisa se vacinar a cada seis meses. Outros grupos devem receber a vacina uma vez por ano, são eles:
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Puérperas (aquelas não vacinadas durante a gestação);
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
Leia também: O bom exemplo de Carla Marins para todas as mulheres