fbpx

Veja a lista de países onde os velhos vivem melhor

Por Maya Santana

O planeta conta hoje com 868 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade

O planeta tem hoje 868 milhões de pessoas com mais de 60 anos

Acaba de ser divulgado um dos maiores estudos sobre a população idosa em 96 países. A revista Exame selecionou os 25 países onde essa população vive melhor. O Brasil, embora esteja em 58º lugar do ranking geral, que leva em conta a segurança de renda, saúde, capacidades (atividade econômica e nível educacional) e ambiente favorável ao idoso, aparece na 14ª posição no critério renda. Essa boa posição, segundo o jornalista e especialista em envelhecimento Jorge Félix, é resultado de nosso sistema previdenciário público, que cobre 80,4% da população idosa (2010).

Leia o artigo da Exame:

Noruega é o país que ficou em primeiro lugar como o melhor para um idoso morar

Noruega é o país que ficou em primeiro lugar

Existem atualmente 868 milhões de pessoas acima dos 60 anos em todo o mundo. Até 2050, espera-se que esta população seja de 2,02 bilhões. Estes números foram revelados pelo Global AgeWatch Index 2014, uma das maiores pesquisas dedicadas ao monitoramento da população de terceira idade no planeta.

Estocolmo, capital da Suécia, pais que foi o segundo colocado na pesquisa

Estocolmo, capital da Suécia, pais que foi o segundo colocado na pesquisa

A edição atual do estudo, lançada no último dia 2, elegeu os lugares do mundo que melhor tratam os seus velhinhos. Para tanto, avaliou como é a atuação de 96 países em quatro diferentes aspectos: a segurança da renda (se há programas de pensão e qual a extensão da cobertura), a situação da saúde (a expectativa e qualidade de vida dos idosos), a capacidade (proporção de pessoas que ainda trabalham e seus níveis escolares) e se vivem em ambientes favoráveis (como se sentem em suas comunidades).

O terceiro lugar  ficou com outro país europeu: a Suiça

O terceiro lugar ficou com outro país europeu: a Suiça

A pesquisa ponderou ainda o quão próximo está um local da situação ideal (100%) e, a partir dos resultados, posicionou os países de acordo com a sua classificação geral e também segundo a pontuação obtida em cada um dos fatores investigados.

O Canadá é o quarto melhor país para pessoas idosas viverem

O Canadá é o quarto melhor país para pessoas idosas viverem

Clique aqui para ver a relação completa dos 25 países melhor colocados neste estudo. E clique aqui para ler a análise do estudo feito pelo especialista Jorge Félix.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

2 × 3 =