fbpx

Vinicius de Moraes completaria 100 anos no dia 19

Por Maya Santana

Com Toquinho, com quem iniciou uma sólida parceria em 1970

Com Toquinho, com quem iniciou uma sólida parceria em 1970

O portal do Estadão está publicando um especial sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes imperdível para quem gosta do Poetinha. É um presente para os admiradores no mês em que o diplomata, músico e poeta carioca faria 100 anos. A data do aniversário é 19 de outubro.  Sinônimo de boemia, mulherengo, cantador do amor, foi Carlos Drummond quem melhor o definiu: “Único poeta brasileiro que viveu como poeta”. Leia o artigo de apresentação do especial do Estadão: 

Para lembrar dos cem anos que Vinicius faria no próximo dia 19, abrimos espaço para algumas das pessoas que melhor conheceram “o único poeta brasileiro que viveu como um poeta”, conforme escreveu Carlos Drummond de Andrade.

As próximas páginas trazem textos emocionados de seus parceiros, seus filhos, sua última mulher. Em uma ação que envolve o jornal impresso e o Portal Estadão, comentamos os 18 álbuns recém relançados de Vinicius e mapeamos algumas das melhores versões de Garota de Ipanema pelo mundo.

Toquinho, hábil com as palavras, diz um pouco do que viu e viveu nos mais de dez anos ao lado do mestre. Carlos Lyra, seu “parceirinho”, tem memórias com graça e sensibilidade. As filhas Maria e Georgiana escrevem cartas a um pai “que nunca esteve tão presente”. E Gilda Mattoso, a última de suas nove mulheres, fala de traços pouco conhecidos.

A família de Vinicius prepara para o dia 19 o lançamento de um portal com todo o material produzido por e sobre ele. Poemas, músicas, partituras, fotos, vídeos. Os Moraes, enfim, abrem a arca de um homem que jamais cansou de procurar o amor em todas as coisas. Clique aqui para ler o especial.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário