fbpx

Vinte mulheres que marcaram o mundo da moda

Por Maya Santana

No topo da lista está Coco Chanel

No topo da lista está Coco Chanel, criadora do tailleur

A relação das 20 mulheres que tiveram e têm enorme importância no mundo da moda, publicada pelo Uol, inclui todos aqueles grandes nomes que conhemos: de Chanel a Mary Quant, de Jane Birkin a Diane Von Furstenberg, além de Miuccia Prada, Stella McCartney, Donna Karan e todas as outras.

Veja a lista completa:

Gabrielle Chanel, conhecida também como Coco Chanel, foi a criadora da marca que leva seu sobrenome. Apesar de sua morte, em 1971, a grife ainda está em atividade sob a direção criativa do estilista Karl Lagerfeld. Coco ficou conhecida no mundo da moda por incluir elementos masculinos no vestuário feminino, afim de que as mulheres pudessem usufruir de mais conforto aos se vestirem, no início do século passado. Entre suas criações estão os sapatos bicolores e os tailleurs.

Elsa Schiaparelli, a italiana contemporânea de Chanel

Elsa Schiaparelli, a italiana contemporânea de Chanel

Elsa Schiaparelli, estilista italiana que ganhou fama a partir dos anos 20, era conhecida como “inimiga” de Coco Chanel. Enquanto sua contemporânea criava roupas clássicas, ela baseava suas coleções em movimentos artísticos, como o surrealismo. Atribui-se a ela, por exemplo, a criação do tom de rosa “choque”. (Foto: Metropolitan Museum/Divulgação).

Jane Birkin, a inglesa que virou nome de bolsa da Hermès

Jane Birkin, cantora britânica que virou nome de bolsa da Hermès

Cantora e atriz britânica, mas radicada na França, Jane Birkin mudou os rumos de uma das mais importantes grifes, mesmo sem ter relação direta com a moda. Fã da Hermès, ela usava com assiduidade a bolsa Kelly. Mas certo dia, na década de 80, encontrou com o presidente da marca, Jean-Louis Dumas, sem querer durante o vôo. Sem pensar duas vezes, disse que a marca precisava criar uma bolsa maior, pois as mulheres não conseguiam carregar tudo que precisavam em um modelo tão compacto . Nasceu, assim, o modelo Birkin, batizado em sua homenagem. (Foto: Reprodução/Glamurama)

A esquelética Twiggy, simbolo da moda britânica nos anos 60

A esquelética Twiggy, simbolo da moda britânica nos anos 60

Lesley Lawson, conhecida por seu apelido “Twiggy”, foi modelo na década de 70. A britânica fez fama na moda graças à sua forma, física alta e magra, seus cabelos curtos e os cílios maquiados em pequenas mechas, visual que contrastava com os padrões da época. (Foto: Divulgação/Reprodução)

Mary Quant, criadora da revolucionária mini-saia

Mary Quant, criadora da revolucionária minissaia

Mary Quant, estilista britânica, tem sob sua autoria a criação da minissaia, na década de 60. Por sua colaboração ao mundo da moda, chegou a ser condecorada com a Ordem do Império Britânico, pela rainha Elizabeth. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

4 × 2 =