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Viva melhor a terceira idade pondo em prática estas ótimas dicas

Por Maya Santana

Uma das dicas é: adote um animal de estimação

Uma das dicas é: adote um animal de estimação

Existem boas expectativas que vêm junto com a velhice: o contentamento e a satisfação aumentam com a idade. Estudos demonstram que pessoas com 80 anos sentem-se mais felizes do que as com 70 anos. Porém, antes de começar a celebrar, é preciso que você faça por onde chegar lá. Nunca é tarde para fazer algumas mudanças e mesmo que você tenha negligenciado alguns hábitos saudáveis na sua juventude, ainda é tempo de fazer algumas modificações no seu estilo de vida. Você pode reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer e fraturas ósseas apenas alimentando-se corretamente e fazendo alguns exercícios.

Use a tecnologia para registrar seus hábitos

Quando você começa a fazer mudanças, é muito útil ter uma ideia geral sobre a sua saúde e o registro dos seus progressos ajudam você a manter-se focado nos seus objetivos. Você pode monitorar seus exercícios com monitores e pedômetros. Pode também registrar seus exercícios e consumo de alimentos com aplicativos de smartphones ou monitorar sua pressão sanguínea com aparelhos para uso doméstico.

Use protetor solar e evite rugas desnecessárias

O uso de protetor solar diariamente previne rugas e protege a pele contra o envelhecimento. Isso, sem falar no câncer de pele. Os benefícios deste hábito não são obtidos apenas se começarmos jovens, embora isso ajude bastante. Você pode começar na meia-idade. Use um produto com fator de proteção solar (FPS) 30, pelo menos.

Adote um animal de estimação

Animais de estimação podem ajudar a preencher o vazio deixado pelos filhos que cresceram e foram cuidar de sua vida ou de entes queridos que não mais estão conosco. Pesquisas indicam que pessoas que têm bichos de estimação têm índices de colesterol mais baixos, sofrem menos de problemas cardíacos e não precisam consultar médicos com tanta frequência. Ter um cão também lhe dá um motivo para sair e caminhar diariamente, o que é uma ótima forma de exercício.

Exercícios para reduzir os riscos do Mal de Alzheimer

Exercícios podem estimular o fluxo sanguíneo para o cérebro e facilitar o crescimento de novas células nervosas. Pesquisas indicam que exercícios regulares na meia-idade podem reduzir os riscos de degenerações cognitivas e de memória em até 39%. Não é preciso participar de maratonas: 30 minutos de caminhada, bicicleta ou jardinagem cinco vezes por semana são suficientes para melhorar a sua circulação sanguínea.

Redescubra a atividade sexual

Só porque você está envelhecendo não significa que tenha que abandonar o sexo. É importante como exercício e também para deixar você mais contente. Com a idade, atividades sexuais podem ser diferentes e melhores: você tem mais tempo, menos interrupções e você já sabe o que lhe agrada.

Cuidado com o sal

A pressão arterial tende a elevar-se ao longo da vida, e o sódio é o vilão porque ele causa aumento de pressão sanguínea. Muitas vezes, o sal está escondido em alguns alimentos, tais como comidas processadas e industrializadas, embutidos, enlatados e alguns tipos de pães. Se você quiser combater o sódio de maneira natural, coma uma banana. O alto teor de potássio existente nessa fruta ajuda a manter sua pressão baixa e reduz o efeito do sódio na sua dieta. Clique aqui para ler mais.

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6 Comentários

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Lucia weiss 11 de agosto de 2017 - 13:32

gostei muito das dicas

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Regina 11 de agosto de 2017 - 10:35

Discordo do uso do protetor solar…a falta de vitamina D é de longe, muito mais prejudicial do que “algumas ruguinhas”…

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Eloisa Machado Pires 21 de maio de 2016 - 08:39

Aprender um instrumento também é muito animador e para quem já sabe..praticar mais e ficar mais hábil.

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aparecida mariano 19 de maio de 2016 - 21:28

gostei muito das dicas

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Maria Cristina 14 de março de 2016 - 10:24

Amei as dicas.Além de fazer sexo e outras atividades é bom aprender um idioma.

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lisa santana 14 de março de 2016 - 09:35

Ótimas dicas.

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