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Você janta perto da hora de dormir? Veja os riscos que corre

Por Maya Santana

Estudos mostram que consumir alimentos antes de dormir pode levar a diversos transtornos, de impacto na pressão arterial a problemas digestivos

Estudos mostram que consumir alimentos antes de dormir pode levar a diversos transtornos, de impacto na pressão arterial a problemas digestivos

Maya Santana, 50emais

Esta é uma dúvida que muita gente tem: comer antes de dormir faz mesmo mal? Esse artigo, publicado pelo portal G1, é sobre os resultados de um estudo mostrando que faz mal sim. Aparentemente, quanto mais perto da hora de ir dormir você se alimentar, sobretudo se for comida pesada, mais afeta o organismo, alterando, por exemplo, a pressão arterial. O ideal, segundo especialistas, é que a gente se alimente bem mais cedo. de preferência antes das 7h da noite. Se você é desses, ou dessas, que come sem culpa à noite, este artigo é para você.

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Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, no trabalho ou estudando, o jantar se transformou na principal refeição do dia.
Especialistas dizem, no entanto, que comer à noite – especialmente quando a refeição é farta e realizada perto da hora de dormir – pode alterar o organismo e os processos digestivos.

Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.

A pesquisa constatou que ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial.

Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea.
Entre os que haviam jantado mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.
“Estado de alerta”

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz (Turquia), que apresentou o estudo, disse que os resultados sugerem que o que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere.

Ozpelit disse que a vida moderna está criando “hábitos de alimentação erráticos”, como o de pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde. Tais práticas, afirma, estão se tornando cada vez mais frequentes e podem causar danos ao longo do tempo.

“Devemos definir a frequência ideal e a hora dos alimentos”, afirma Ozpelit.

“O café da manhã é importante, devemos tomar um café da manhã forte e não pular o almoço. Devemos fazer um jantar mais leve e ele não deve ser depois das sete da noite”, afirmou.

Obesidade

Os especialistas afirmam que o corpo humano não está preparado para enfrentar muitos dos aspectos da vida moderna.

Com a chegada da luz artificial e a industrialização, os humanos modernos começaram a experimentar horas prolongadas de iluminação. Isso levou a um consumo estendido de alimentos e ao consumo de alimentos cada vez mais tarde no dia.

Sandra Hirsch, especialista em nutrição humana pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile, afirma que as refeições noturnas podem ter efeitos adversos no organismo.

“Quando alguém come, uma série de processos metabólicos se desenvolve”, disse a especialista à BBC Mundo. Clique aqui para ler mais.

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