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Você já viu Homem com H? Não deixe de assistir

Filme conta a história da luta de Ney Matogrosso para ser Ney Matogrosso. É cinema nacional na sua melhor versão.

14/05/2025
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Jesuíta Barbosa tem uma atuação impecável interpretando Ney Matogrosso. Foto: Divulgação

50emais

Só ontem tive a oportunidade de assistir à Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em primeiro de maio e tem atraído tanta gente ao cinema.

O filme é excepcional. E dá nova dimensão à grandeza de Ney Matogrosso, não só como artista, mas, sobretudo, como ser humano vítima de todo tipo de preconceito.

Primeiro, do pai, que não aceitava os trejeitos do menino Ney; depois dos próprios colegas dos Secos e Molhados, da gravadora e de todo mundo em volta, que consideravam exagerados seus requebros, uma de suas grandes marcas.

Ney enfrentou uma barra para ser quem ele é:  hiomem com todas as letras. E isso é mostrado magistralmente no filme do diretor Esmir Filho, um dos melhores do circuito nacional neste ano.

 Leia o artigo de Thiago Nolia para o site cinepop.com.br:

Ney Matogrosso é um dos artistas mais conhecidos e prestigiados da história nacional – e ficou conhecido por, em uma época de extremo tradicionalismo, quebrar padrões de gênero através de uma voz única e de um estilo performático irreverente e disruptivo, que chamou a atenção da mídia e dos espectadores (para o bem ou para o mal). Eternizando-se como um dos maiores performers do Brasil e estendendo seu legado para diversas gerações, Ney continua como uma força incomparável e irrefreável – ganhando, agora, uma merecida cinebiografia intitulada ‘Homem com H’, que chega aos cinemas no próximo dia 1º de maio.

Comandado por Esmir Filho, o filme narra a ascensão e a popularização de Ney como o artista que o conhecemos – delineando o claro impacto que a vivência com um pai militar rígido e impetuoso o transformou em um ícone do entretenimento. Aqui, Jesuíta Barbosa, conhecido por seu trabalho em produções como ‘Tatuagem’ e ‘Serra Pelada’, transforma-se no protagonista de maneira irreconhecível e singra pelos altos e baixos de alguém que se recusava ao conformismo e sempre prezou pelo inédito e pelo original. Não é surpresa que, ao assistir à produção, os espectadores sejam engolfados por um trabalho aplaudível do ator, que busca emular e homenagear Matogrosso nos mínimos detalhes – seja nos maneirismos corporais ou no petrificante olhar que conquistou o país inteiro.

Filho, responsável também pelo roteiro, pega páginas emprestadas de inúmeras obras similares para dar vida a esse enredo: promovendo um encontro entre vários momentos importantes de Ney, somos convidados a visitar uma infância conturbada em que ele nunca pôde, de fato, ser uma criança – forçado a obedecer cegamente a uma família doutrinada por uma época em que “a moral e os bons costumes” deveriam ser seguidos ao pé da letra, mas recusando-se a dobrar às vontades do pai, Antônio (Rômulo Braga). Ao ser expulso de casa por não seguir as regras, Ney entra para a Aeronáutica, muda-se para Brasília e ganha destaque ao participar do coral local, migra para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro e, pouco a pouco, transforma esse estilo “nômade” em seu próprio cotidiano – algo que é criticado por terceiros, mas apenas o enche de mais determinação.

Ao longo de duas horas, é notável como o cineasta conhece a história de Ney e tem plena ciência do que deseja fazer: seja em seu trabalho como figurinista e artesão, seja rodeado por artistas amadores, seja em sua estreia oficial como músico na banda Secos & Molhados, Filho deixa que Barbosa expresse sua própria identidade artística e encarne a mente em polvorosa de Matogrosso – descontente ao se ver transformado, dia após dia, em um produto mercadológica que poda suas asas e que o coloca em rótulos que abominava desde sempre. Imortalizado por seu estilo andrógeno, Ney seguiu o que a mente e o coração mandavam, nunca deixando de se preocupar com aqueles que amava – como, por exemplo, o saudoso Cazuza (encarnado por Jullio Reis), e a mãe, Beíta (Hermila Guedes).

Impressionante como Jesuíta Barbosa incorporou todos os trejeitos de Ney Matogrosso. Foto: Divulgação

Um dos elementos de maior defesa do longa-metragem é a forma como o performer se posicionava contra qualquer regime autoritário. E, considerando que seu auge artístico emergiu em meio à Ditadura Militar que assombrou o Brasil durante mais de duas décadas, as maquiagens, as roupas e seu estilo de dança eram (e continuam sendo) poderosos estandartes contra a opressão e a repressão, recusando-se a derramar uma lágrima mesmo quando os obstáculos apareciam. Mais do que isso, Filho nos leva à obscura época em que a epidemia de HIV ceifava as vidas da comunidade LGTBQIA+, deixando de lado os aspectos panfletários e garantindo um enfoque exclusivo em como Ney e todos à sua volta lidavam com esse mortal problema. “Eles querem colocar a culpa em nós, mas a culpa não é nossa”, ele brada no ápice do terceiro ato.

É claro que a estrutura técnica segue o protocolo de cinebiografias; porém, o diretor garante que uma ideia específica seja transmitida ao público de maneira derradeira e com a mais absoluta certeza de que o intimismo e a humanidade fornecidas a esse artista nos emocionem do começo ao fim – além de dosar esse drama familiar e tour-de-force com uma boa dose de humor. Dessa forma, a fotografia de Azul Serra e a direção de arte de Thales Junqueira caminham juntas para garantir uma introspecção fílmica que preza por cores melancólicas e planos fechados, afastando-se do escopo épico de espetáculos e shows e transformando cada performance em um arauto de desobediência proposital e de liberdade conquistada por Ney.

‘Homem com H’ é uma grata surpresa que faz jus ao legado e à arte de um dos maiores artistas da história do nosso país – contando com atuações irretocáveis e um comprometimento estético e criativo que deixa nossos olhos mareados mesmo depois dos créditos de encerramento subirem à tela. Problemas mínimos à parte, é possível dizer, sem pensar duas vezes, que o filme é um dos melhores do circuito nacional este ano e merece ser apreciado em toda sua completude.

Excepcional. E dá uma nova dimensão à grandeza de Ney Matogrosso, não só artística mas, principalmente,

Ney Matogrosso é um dos artistas mais conhecidos e prestigiados da história nacional – e ficou conhecido por, em uma época de extremo tradicionalismo, quebrar padrões de gênero através de uma voz única e de um estilo performático irreverente e disruptivo, que chamou a atenção da mídia e dos espectadores (para o bem ou para o mal). Eternizando-se como um dos maiores performers do Brasil e estendendo seu legado para diversas gerações, Ney continua como uma força incomparável e irrefreável – ganhando, agora, uma merecida cinebiografia intitulada ‘Homem com H’, que chega aos cinemas no próximo dia 1º de maio.

Veja também: Além de atriz premiada internacionalmente, Fernanda Torres é escritora e pintora

Comandado por Esmir Filho, o filme narra a ascensão e a popularização de Ney como o artista que o conhecemos – delineando o claro impacto que a vivência com um pai militar rígido e impetuoso o transformou em um ícone do entretenimento. Aqui, Jesuíta Barbosa, conhecido por seu trabalho em produções como ‘Tatuagem’ e ‘Serra Pelada’, transforma-se no protagonista de maneira irreconhecível e singra pelos altos e baixos de alguém que se recusava ao conformismo e sempre prezou pelo inédito e pelo original. Não é surpresa que, ao assistir à produção, os espectadores sejam engolfados por um trabalho aplaudível do ator, que busca emular e homenagear Matogrosso nos mínimos detalhes – seja nos maneirismos corporais ou no petrificante olhar que conquistou o país inteiro.

Filho, responsável também pelo roteiro, pega páginas emprestadas de inúmeras obras similares para dar vida a esse enredo: promovendo um encontro entre vários momentos importantes de Ney, somos convidados a visitar uma infância conturbada em que ele nunca pôde, de fato, ser uma criança – forçado a obedecer cegamente a uma família doutrinada por uma época em que “a moral e os bons costumes” deveriam ser seguidos ao pé da letra, mas recusando-se a dobrar às vontades do pai, Antônio (Rômulo Braga). Ao ser expulso de casa por não seguir as regras, Ney entra para a Aeronáutica, muda-se para Brasília e ganha destaque ao participar do coral local, migra para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro e, pouco a pouco, transforma esse estilo “nômade” em seu próprio cotidiano – algo que é criticado por terceiros, mas apenas o enche de mais determinação.

Ao longo de duas horas, é notável como o cineasta conhece a história de Ney e tem plena ciência do que deseja fazer: seja em seu trabalho como figurinista e artesão, seja rodeado por artistas amadores, seja em sua estreia oficial como músico na banda Secos & Molhados, Filho deixa que Barbosa expresse sua própria identidade artística e encarne a mente em polvorosa de Matogrosso – descontente ao se ver transformado, dia após dia, em um produto mercadológica que poda suas asas e que o coloca em rótulos que abominava desde sempre. Imortalizado por seu estilo andrógeno, Ney seguiu o que a mente e o coração mandavam, nunca deixando de se preocupar com aqueles que amava – como, por exemplo, o saudoso Cazuza (encarnado por Jullio Reis), e a mãe, Beíta (Hermila Guedes)

homem com h 2

Um dos elementos de maior defesa do longa-metragem é a forma como o performer se posicionava contra qualquer regime autoritário. E, considerando que seu auge artístico emergiu em meio à Ditadura Militar que assombrou o Brasil durante mais de duas décadas, as maquiagens, as roupas e seu estilo de dança eram (e continuam sendo) poderosos estandartes contra a opressão e a repressão, recusando-se a derramar uma lágrima mesmo quando os obstáculos apareciam. Mais do que isso, Filho nos leva à obscura época em que a epidemia de HIV ceifava as vidas da comunidade LGTBQIA+, deixando de lado os aspectos panfletários e garantindo um enfoque exclusivo em como Ney e todos à sua volta lidavam com esse mortal problema. “Eles querem colocar a culpa em nós, mas a culpa não é nossa”, ele brada no ápice do terceiro ato.

Veja também: Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro ajuda na busca do Oscar

É claro que a estrutura técnica segue o protocolo de cinebiografias; porém, o diretor garante que uma ideia específica seja transmitida ao público de maneira derradeira e com a mais absoluta certeza de que o intimismo e a humanidade fornecidas a esse artista nos emocionem do começo ao fim – além de dosar esse drama familiar e tour-de-force com uma boa dose de humor. Dessa forma, a fotografia de Azul Serra e a direção de arte de Thales Junqueira caminham juntas para garantir uma introspecção fílmica que preza por cores melancólicas e planos fechados, afastando-se do escopo épico de espetáculos e shows e transformando cada performance em um arauto de desobediência proposital e de liberdade conquistada por Ney.

 

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‘Homem com H’ é uma grata surpresa que faz jus ao legado e à arte de um dos maiores artistas da história do nosso país – contando com atuações irretocáveis e um comprometimento estético e criativo que deixa nossos olhos mareados mesmo depois dos créditos de encerramento subirem à tela. Problemas mínimos à parte, é possível dizer, sem pensar duas vezes, que o filme é um dos melhores do circuito nacional este ano e merece ser apreciado em toda sua completude.

Veja também:  Fernanda Montenegro: ‘Tudo já é meio uma despedida para mim. Uma hora acaba. Não tem jeito’
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Iniciei minhas atividades como jornalista na década de 70. Trabalhei em alguns dos principais veículos nacionais, como O Estado de S. Paulo e Jornal de Brasil. Mas a maior parte da minha carreira foi construída no exterior, trabalhando para a emissora britânica BBC, em Londres, onde vivi durante mais de 16 anos. No retorno ao Brasil, criei um jornal, do qual fui editora até me voltar para a internet. O 50emais ganhou vida em agosto de 2010. Escolhi o Rio de Janeiro para viver esta terceira fase da existência.

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