Ícone do site 50emais

Aos 64, descobri que estou 1cm menor

Vânia Nacaxe, neuropsicóloga, professora e escritora, também é especialista em viagens. Foto: acervo de família

Vânia Nacaxe

50emais

Socorro! Encolhi!

Fui fazer um exame médico e ao passar pela triagem, a enfermeira perguntou minha estatura, respondi naturalmente: 1,68 cm. O peso eu não sabia informar com certeza, até porque eu andava fugindo da balança. Então, ela disse “vamos ali conferir”. Eu brincando a acompanhei, dizendo que não queria que ela me dissesse o peso, só anotasse. Ela, então, resolveu conferir a estatura e disse:

– Sua altura é 1,67 cm e seu peso 70 quilos.

Os quilos aumentaram e minha estatura diminuiu? Quero meu um centímetro de volta!

– É assim mesmo – disse a enfermeira – com a idade perdemos estatura, todos perdem.

Quando entrei no consultório para fazer o exame, o médico me disse que estava tudo dentro da normalidade, mas que meu útero já tinha começado o processo de encolher, por causa da menopausa e da idade.

Pronto! Em um dia, eu descobri que estava menor, mais gorda e com um órgão que foi tão importante encolhendo dentro de mim.

Isso me fez refletir sobre o que aumenta ou diminui com a chegada de mais dias, semanas, meses, anos de vida em nosso calendário. Me veio à memória aquele seriado da TV nos anos 70:  *Terra de Gigantes.

Uma nave que se perdeu no espaço e, em universo paralelo, os astronautas tiveram que aprender a viver no meio de gigantes. Usavam de criatividade, conhecimento, para sobreviverem naquele mundo perigoso.

A vida é exatamente assim. Perdemos massa muscular, mas adquirimos agilidade para correr atrás dos
netos e ouvir muitos “te amo vovó”, misturados com risadas e histórias que só os avós sabem contar e inventar.

A visão diminui, mas a vontade de enxergar as belezas do mundo aumentam e quando conseguimos,
podemos ver de perto o por do sol no Mar Mediterrâneo. Muitas vezes nos sentimos carregando cargas maiores que os quilos que aparecem a mais na balança, nos encolhemos para nos adequar a um
mundo gigante que nos cobra a eterna juventude, a pele lisinha e sorrisos cada vez mais brancos. Dentes amarelados e gastos não combinam nem com idade e nem com estética. Viva a tecnologia!

Novamente somos rodeados de gigantes nos perdemos neste espaço. Ditadura da beleza. O externo em harmonia com o interno. O tema da longevidade com qualidade de vida deveria ser o centro de tudo. Muitas
vezes vejo pessoas fazendo dancinhas em aplicativos para se popularizarem e se tornarem pessoas irreconhecíveis.

“Me cansei de lero-lero
Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde
Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor
Mas ninguém sai de cima, nesse chove-não-molha
Eu sei que agora eu vou é cuidar mais de mim.” (Rita Lee)

Claro que cada um viaja para onde quer. Pode ser para *Terra dos Gigantes ou uma **Viagem ao fundo do Mar. Fato mesmo é que todos querem entrar no ***Túnel do Tempo e recuperar os centímetros perdidos, a elasticidade natural da pele, a disposição para somente estar de bem com a vida.

Mas, peraí… não preciso voltar no tempo para ter tudo isto. Claro que o que perdi está no passado. Posso viver com um centímetro a menos, os sinais da idade aparecerão de qualquer maneira, passe eu por processos cirúrgicos, academias, esfoliações, mudanças na maneira de vestir, no modo de agir, no modo de viver, no modo de sorrir, no modo  de amar, no modo de ser amada, modos e modos…

Quero continuar aumentando a estatura das minhas lembranças, aumentar meu círculo de amigos, quero continuar rodeada de amor dos filhos e netos e aumentar cada vez mais meu amor por eles.

Quero diminuir saudades, diminuir distâncias, diminuir o desanimo e as tristezas. Quero sair da terra dos gigantes que nos incitam ao consumo e  a modismos. Só crescer em harmonia, sorrisos e paz.

Creio que este é o consolo para aceitar o que não posso mudar. Meu um centímetro? Foi bem aproveitado. Coloco um salto de um centímetro a mais quando sentir muita falta dele.

*Terra de Gigantes – Série TV de 1968
** Viagem ao fundo do Mar – Série TV de 1964
*** Túnel do Tempo – Série TV de 1966

Veja também:

O que não se pode esquecer aos viajar

Viagem: quanto mais bem planejada mais se aproveita

Viagem: cuidados que se deve ter no aeroporto

Viagem: Faça o check in em casa

Vânia Nacaxe: Seguro viagem é fundamental

Passou dos 50 e quer viajar sozinha? Veja dicas de Vânia Nacaxe, viajante experiente

Não deixe sapato apertado estragar sua viagem

 

Sair da versão mobile