Ícone do site 50emais

Após os 50, tonifique os braços com 3 exercícios

Os braços se tornaram o novo desafio tanto para mulheres quanto para homens. Foto: Reprodução/Internet

 

50emais

Este é mais um artigo realçando a importância da musculação, dessa vez voltado para  os braços – como torná-los torneados, bonitos, depois dos 50.

O artigo, traduzido do jornal La Nation (Argentina)  e publicado pelo Globo, oferece três modalidades de exercícios para a nada fácil tarefa de conter o envelhecimento dessa parte do corpo e mantê-los firmes.

“Os braços se tornaram o novo desafio tanto para mulheres quanto para homens”, diz o texto,  lembrando que, quando o assunto for ganhar músculos, quando antes se começa, melhor.

Leia:

Aos 50 anos,, a rainha Letizia da Espanha tornou-se uma referência fitness depois de usar roupas que revelam seus braços tonificados. A verdade é que treinar essa parte do corpo ao entrar na casa dos 50 anos se torna um desafio e, ao mesmo tempo, uma obsessão estética.

Os braços se tornaram o novo desafio tanto para mulheres quanto para homens. Se eles ainda não são definidos, é melhor começar o quanto antes, pois a deterioração é maior com o passar do tempo sem treinar.

— Todo músculo é treinável, você não vai conseguir aos 50 anos o mesmo resultado que um jovem de 20 anos consegue. Qualquer músculo que você não movimenta atrofia e se lesiona com o tempo, mas você reduz a probabilidade de ter lesões se se acostumar a fazer exercícios físicos — revela a médica do esporte Alejandra Hintze.

A especialista aponta que existem locais do corpo onde se acumula mais tecido adiposo do que em outros. Nas mulheres isso acontece nos quadris e tríceps, enquanto que nos homens é no abdômen.

— A questão é que nos homens a gordura intra-abdominal pode se tornar perigosa se for muito excessiva, por outro lado, nas mulheres a questão dos braços é algo puramente estético — esclarece.

Os braços bem tonificados da rainha Letizia, 50, da Espanha. Foto: Reprodução/Internet

Como tonificar os braços?

Para a profissional existem dois elementos essenciais a se levar em conta quando se pensa em treinar os braços: a gordura localizada e a forma correta de tonificar os músculos.

— Aquela frase que diz que quanto mais tonificados os músculos, mais a gordura diminui é um mito. Se fizer muito exercício de braço vai tonificar mas não diminuir — explica Hintze.

Da mesma forma, a médica diz que para perder gordura o que você tem que fazer um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente.

Por outro lado, se o que você realmente quer é tonificar e não reduzir a gordura dos braços, é recomendável fazer exercícios localizados para trabalhar essa área do corpo.

— O receio de ficar com os braços do Hulk é outro mito que existe com o treino. Um braço de algumas pessoas só fica gigante a esse ponto porque elas complementam o treinamento com outras coisas como proteínas especiais, anabolizantes ou simplesmente são pessoas que se dedicam ao fisiculturismo. Entre as pessoas comuns, quando o braço incha após o treino, é porque há uma maior concentração do sangue na região após exercitá-la — afirma Francisco Piperatta, um treinador conhecido como Oso Trainner.

Em relação a exercícios específicos de braços para fazer na academia ou em casa, Piperatta sugere os três a seguir:

1) Flexões

Repare aqui duas modalidades de flexões. Foto: Editoria de Arte de O Globo

Estas podem ser feitas com o seu próprio peso e sem a necessidade de elementos externos. Tem duas posições: com os braços abertos para fora como um “sapo” para trabalhar o esterno e o peito; ou faça estilo fechado, onde a linha dos ombros segue os braços e trabalha tríceps e peito.

Sair da versão mobile