Ícone do site 50emais

As pessoas que mais vivem no mundo tomam esta sopa todo dia

Além de muito nutritiva, a ministrone é bem saborosa. Foto: Reprodução/Internet

50emais

É uma sopa italiana simples, mas com os ingredientes necessários para fortalecer a saúde. Ela é consumida diariamente por moradores das chamadas Zonas Azuis, que são áreas do mundo onde os habitantes vivem bem mais do que a média mundial.

Elas são cinco, espalhadas pelo mundo: Okinawa, no Japão; Sardenha, na Itália; a ilha grega de Icária; Nicoya, na Costa Rica; e a cidade adventista de Loma Linda, na Califórnia.

Nesses locais é comum os moradores viverem mais de 100 anos e continuarem ativos, apesar da idade avançada. Muito desse viver mais é atribuído a essa sopa.

Leia o artigo de O Globo:

Uma sopa recheada de legumes barata e fácil de fazer pode ser o segredo para uma vida longa e próspera. Moradores das famosas áreas chamadas Zonas Azuis, cujos habitantes são conhecidos por viverem há mais de 100 anos devido à sua alimentação saudável e estilo de vida descontraído, almoçam todos os dias um prato de sopa chamado minestrone.

A sopa italiana tem muitas variações, mas tende a conter muitos vegetais e massas. Visto que a ingestão diária de alimentos das pessoas que vivem nas Zonas Azuis é de cerca de 95% de vegetais, frutas, grãos e legumes e que eles não costumam comer muita carne, laticínios e alimentos açucarados ou processados, esta sopa é perfeita por conter tomate, cenoura e massas.

Conheça a receita da sopa minestrone:

Ingredientes

– Tomate (400g)
– Massa seca (100g)
– 2 cebolas pequenas
– 2 cenouras
– 2 talos de aipo
– 2 folhas de louro frescas
– 2 punhados grandes de verduras da estação (couve lombarda, couve, etc.)
– 1 dente de alho
– 1 cubo de caldo de legumes
– 1 colher de sopa de azeite
– Queijo parmesão, para servir
– Pão crocante, para servir
– Sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Em seguida, aqueça uma colher de sopa de azeite em fogo médio-alto em uma frigideira grande. Adicione o alho, o louro e a cebola.

Leia também: Ultraprocessados causam doenças do coração, transtornos mentais e diabetes

Apare e corte as cenouras e o aipo em pedaços de 1 cm, adicionando à frigideira à medida que avança. Remova os talos duros das verduras, pique-os finamente e coloque-os na frigideira.

Cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo regularmente. Os vegetais devem amolecer e começar a caramelizar.

Esfarele o caldo e despeje os tomates, partindo-os com as costas de uma colher. Em seguida, adicione uma lata de água.

Rale as verduras restantes e espalhe-as na panela. Complete o prato com 600ml de água fervente e adicione a massa. Cubra e deixe o prato ferver por 10 a 15 minutos ou até que a massa esteja cozida.

Tempere com mais sal e pimenta se necessário e sirva com um generoso queijo parmesão ralado e um fiozinho de azeite virgem extra – bem como uma fatia de pão crocante.

E está pronta para ser servida.

Leia também: Estes são os 10 países onde as pessoas vivem mais

Sair da versão mobile