Ícone do site 50emais

Dermatologista dá 10 dicas para manter pele saudável e bonita

A pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidados para se manter com saúde. Foto: Reprodução/Internet

50emais

Uma excelente conversa da dermatologista Adriana Vilarinho, a convite de O Globo, sobre as 10 ações que devemos tomar, se quisermos ter uma pele saudável, com boa aparência.

Muitas das dicas são nossas conhecidas, como abandonar o cigarro, cuidado com a bebida alcoólica, garantir uma boa noite de sono e prestar muita atenção à alimentação.

À medida em que envelhecemos, temos que levar a sério as restrições que a própria vida nos impõe, no caso da alimentação, por exemplo. Não dá para sair comendo qualquer coisa.

Veja as dicas da dermatologista:

Maior órgão do corpo humano, a pele pode atuar como um verdadeiro espelho, refletindo o passar do tempo e os hábitos adotados durante a vida. Isso porque, muito além da falta do protetor solar, determinados comportamentos no decorrer dos anos podem acelerar o processo de envelhecimento da pele e deixá-la mais suscetível ao surgimento de doenças.

Por isso, a convite do GLOBO, a dermatologista Adriana Vilarinho, membro da da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e autora do livro “Beleza à Flor da Pele” (Editora Abril), compartilha 10 conselhos para manter a saúde da pele, que vão desde os cuidados diários necessários até a importância do sono e da alimentação.

Veja aqui o vídeo com o depoimento da dermatologista Adriana Vilarinho:

A dermatologista dá mais duas dicas:

Dormir bem é indispensável
Com o passar dos anos, além da diminuição da produção de colágeno e de ácido hialurônico, há também uma redução na renovação celular, o que torna nossa pele mais opaca, sem viço e irregular.

Leia também: Você não pode parar a marcha do tempo, mas não precisa temê-lo

Nesse contexto, o sono é fundamental porque ele proporciona um processo regenerativo através da liberação de diversos hormônios e do aumento do fluxo sanguíneo, havendo na pele estímulo da produção de colágeno e reparação dos danos por exposição aos raios ultravioleta.

Abandone o cigarro
O hábito de fumar prejudica a capacidade de renovação celular, a circulação sanguínea e reduz a produção de colágeno em mais de 40%. Por isso, acelera diretamente o processo de envelhecimento da pele, provocando uma aparente diminuição da elasticidade e da hidratação.

Leia também: É o mundo tornando a começar

Além disso, o tabagismo contínuo e em excesso é um dos grandes responsáveis pelo surgimento do temido “código de barras”, que são as rugas finas que se formam ao redor dos lábios.

Leia também: Um carro sob medida para aposentados

Sair da versão mobile