Ícone do site 50emais

Isis Valverde se revolta contra preconceito de idade

A atriz saiu em defesa da mãe, Rosalba Nable, nas redes sociais. Foto: Reprodução/Internet

50emais

Inconformada com as críticas que a mãe, de 60 anos, vinha recebendo por namorar um rapaz 24 anos mais jovem do que ela, a atriz Isis Valverde, 36, foi às redes sociais e bateu forte nos detratores de sua genitora.

“Eu sei que a internet é uma terra sem lei, um lugar onde as pessoas disseminam muito ódio, muita frustração”, disse a atriz, revelando que ela própria já foi vítima de preconceito de idade, depois que fez 30 anos.

Agora que a população está envelhecendo – 25% da população brasileira já tem mais de 50 anos – o etarismo, esse preconceito idiota da idade, vai virando uma espécie de doença, e as críticas mais ferozes vem exatamente das mulheres.

Isis Valverde é uma das inúmeras celebridades a denunciar o preconceito, que costuma vir de pessoas que querem viver muito, mas têm horror de envelhecer.

Leia o que ela disse neste artigo do Estadão:

A atriz Isis Valverde publicou um desabafo nas redes sociais nesta quinta-feira, 29, ao defender a mãe, Rosalba Nable, 60, que sofreu comentários etaristas por assumir o relacionamento com o namorado 24 anos mais novo. A artista aproveitou o espaço e comentou sobre as violências que as mulheres sofrem e ressaltou que já existem muitos lugares que “tentam recortar a gente.”

“Um exposição totalmente desnecessária, uma exposição que julga o corpo dessa pessoa, que é a minha mãe. A idade dela, as escolhas dela, as regras dela e a vida dela por conta da idade”, disse a artista no vídeo. “[A internet] é um lugar que dissemina muito ódio, muita frustração em cima de outras pessoas,” frisa.

Na publicação, Isis reafirmou os ataques que mulheres sofrem por conta da idade. “Seguimos sendo julgadas pela nossa idade. Assim como somos pelas nossas escolhas, pelos nossos corpos… Ser mulher é sempre nadar contra essa correnteza que a sociedade ainda insiste em jogar nas nossas águas”, disse.

Leia também: Aos 58, Cristiana de Oliveira reclama do preconceito contra sua idade: “Eu envelheci”

“No entanto, nossa idade é apenas um número! Ela não invalida nossos desejos, nossas experiências, nossa sabedoria. Nossa história e nosso desejo de futuro são instranferíveis e inegociáveis. Somo livres, e assim seguiremos. Mesmo que pra isso precisemos continuar remando contra a maré.

A atriz, que está de férias nos Estados Unidos ao lado do namorado Marcus Buaiz, ainda revelou como se sentiu pressionada e julgada quando fez 30 anos. Segundo ela, as pessoas apontavam comentários sobre as roupas e a forma como a atriz se comportava, sob a justificativa de que “é muito velha para isso.”

Veja um trecho do vídeo:

Leia também: O preconceito de idade é tão forte que até a centenária escritora imortal dizia ter cinco anos a menos

Sair da versão mobile