Ícone do site 50emais

Marieta Severo estreia três filmes em 2022

A atriz, que acaba de completar 76 anos, está trabalhando como nunca. Foto: Vogue

50emais

Juntamente com outros grandes nomes, Marieta Severo deixou a Globo neste ano, depois de quase quatro décadas na emissora.

Mal encerrou seu contrato fixo, já está sendo chamada para participar de uma série da Globoplay sobre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, irmão do cartunista Henfil.

A atriz, que se consagrou como a Dona Nenê, de A Grande Família, ao lado de Marco Nanini, teve um ano dos mais frutíferos em termos profissionais: além de ter sua participação louvada na novela Um Lugar ao Sol, está estreando três novos filmes.

Leia o artigo da revista Vogue:

Em um cenário de completo desmantelamento do audiovisual nacional, agravado por um contexto de pandemia em escala mundial, estrear um filme no circuito comercial já é uma grande conquista. O que dizer de três, então?

Pois essa é a improvável façanha que Marieta Severo conseguiu realizar em pleno 2022 – além do recém-lançado Aos Nossos Filhos, em julho passado, a atriz protagoniza outros dois lançamentos só neste semestre: Duetto, que acaba de entrar em cartaz, e Domingo à Noite, com estreia prevista ainda para este ano.

“Com os impasses que foram colocando para o cinema brasileiro, foi muito difícil”, desabafa a atriz à Vogue, de sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro. “E não foi só a pandemia, é realmente uma situação de bloqueios e dificuldades que o atual governo impõe. Foram nos colocando obstáculos desnecessários, para realmente tentar impedir o que não se consegue impedir, que é o fluxo cultural”, completa.

Com direção de Vicente Amorim, diretor do filme A Princesa da Yakuza (2021) e escolhido recentemente pela Netflix para dirigir a minissérie de oito episódios sobre a vida de Ayrton Senna, Duetto se passa na Itália, em 1965, quando, depois da trágica morte de seu filho (Rodrigo Lombardi) em um acidente de carro, Lúcia (papel de Marieta) deixa o Brasil recém-tomado pelos militares para viajar com a neta Cora (interpretada por Luisa Arraes) até sua cidade natal, Bari, em Puglia.

Lá, reencontra a irmã (Elisabetta de Palo) e o cunhado, vivido pelo icônico ator italiano Giancarlo Giannini, de quem guarda um segredo a ser resgatado. Completam o elenco Michele Morrone, Gabriel Leone e Maeve Jinkings.

“Nessa busca, ela procura abrir caminhos depois do fato mais cruel que pode acontecer na vida de uma pessoa, que é a perda de um filho, se entender com seu passado e abrir caminhos para a neta”, adianta a atriz sobre o arco narrativo de sua personagem na trama.

Leia também:

Marieta Severo: “Eu não me importo com as rugas. O que desejo é lucidez e inteligência”

Os cabelos brancos de Marieta Severo: ‘A pandemia me ajudou a dar esse passo’

Sair da versão mobile