Ícone do site 50emais

Rio vai ganhar estátua da escritora Clarice Lispector

A maquete da estátua que será instalada no Leme, no Rio de Janeiro
A maquete da estátua que será instalada no Leme, no Rio de Janeiro

Considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20, Clarice Lispector vai ganhar uma escultura em sua homenagem no Rio. Inicialmente, o ator Gregório Duvivier tinha divulgado a imagem em seu Instagram, já que o autor da obra será seu pai, o escultor Edgar Duvivier, mas logo a informação foi confirmada pela Secretaria de Conservação.

“Clarice vai estar como gosta: no Leme e ao lado do Ulisses, seu cachorro”, escreveu Gregório. A imagem é apenas uma maquete do que deve ser o projeto no tamanho original.

Apesar de confirmar que o projeto existe, a Secretaria de Conservação diz que não há previsão para a execução e nem há confirmação do local de instalação de “Clarice” e seu cachorro na calçada do Leme. Segundo informações do jornal O Globo, apenas o que falta é um patrocinador para o projeto acontecer.

Mas Clarice já tem uma escultura. Em Recife, Pernambuco, na Praça Maciel Pinheiro, em frente à casa onde a escritora morou. Ela passou parte da infãncia no Recife, onde ensaiou suas primeiras incursões na vida literária. Na imagem, ela aparece sentada, com uma máquina de escrever ao colo e seu óculos nas mãos.

Praça Maciel Pinheiro, em frente à casa onde a escritora morou, em Recife, está a escultura de Clarice. Ela passou parte da infãncia na capital pernambucana, onde ensaiou suas primeiras incursões na vida literária

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia. Ela chegou ao Brasil por volta dos dois anos de idade, em Maceió, onde passou um breve período até a família mudar-se para o Recife, cidade cresceu. Foi lá que perdeu a mãe. Mudou-se depois para o Rio de Janeiro. A escritora morreu precocemente, no Rio, em dezembro de 1977, aos 56 anos de idade.

Sair da versão mobile