Ícone do site 50emais

Risco de queda: ninguém com mais de 60 anos deveria subir nem num banquinho

 width=
O número de idosos que cai e quebra o fêmur por ter subido numa simples banqueta ou por ter tropeçado no caminho que sempre faz dentro da própria casa, é enorme

50emais

Foi uma das minhas irmãs que me enviou este artigo assinado pelo  Dr Rogerio de Melo, Cardiologista. Tentei achar na internet mais informações sobre o médico, mas não encontrei. Como o artigo me parece muito sensato e com informações valiosas decidi postar aqui. Tenho um amigo cuja mãe, de 74 anos, podava uma samambaia no quinto degrau de uma dessas escadas de metal que a gente utiliza em casa. Caiu lá de cima com a tesoura na mão. Feriu-se mortalmente e não sobreviveu. Muitas vezes, a gente não avalia o risco. E acaba se dando mal. Estudos mostram que as mulheres caem mais do que os homens. Um total 40% das quedas de mulheres com mais de 75 anos e 28% das quedas de homens da mesma idade resultam em fraturas.

Leia:

As pessoas com 60 anos acreditam ter condições físicas e cognitivas para subir em um lugar perigoso e negligenciam o risco de queda. Erros na tomada de decisões e quedas, são dois gigantes da geriatria que causam muitas mortes todos os anos entre os idosos. Pelas leis brasileiras quem tem 60 anos é considerado idoso.

Hoje, muitos sessentões podem contrapor essa prerrogativa legal, pois não é à toa que se diz, “os 60 são os novos 40”.Fato que verifico na prática, tenho pouquíssimos pacientes de consultório com menos de 70 anos. “Velho é quem tem mais de 75 anos”, dizem. E estão certos por vários ângulos. Mas, não por todos.

Todos devemos primar por nossa segurança, desde o uso do cinto de segurança, até mesmo olhando onde pisamos ou subimos. O número de idosos que cai e quebra o fêmur por ter subido numa simples banqueta ou por ter tropeçado no caminho que sempre faz dentro da própria casa é enorme.

Na geriatria jamais tiramos o poder de decisão do idoso. Cabe a nós apenas salientar que a capacidade funcional diminui inexoravelmente, aumentando a chance de risco com movimentos considerados habituais para os jovens, ou seja, podem fazer, mas pensem duas vezes antes com o cérebro, no modo da idade que ele realmente tem. Segurança é a palavra de ordem nas quedas evitáveis.

Leia também: Adaptações em casa que dão mais qualidade de vida aos idosos

Um aviso muito importante para aqueles que acordam à noite para ir ao banheiro. Deve-se ter cuidado com a lei do um minuto, que é cientificamente comprovada  ao acordar de repente para fazer suas necessidades fisiológicas normalmente, você ouve dizer que alguém  estava bem de saúde e morreu de repente durante a noite sem motivo. O motivo mais provável é que quando essa pessoa acordou para ir ao banheiro, ela levantou-se da cama com muita pressa, neste momento, o cérebro precisa de fluxo sanguíneo maior, por ter repousado, causando um estado de desmaio aí o acidente vascular cerebral acontece.

Neste caso, recomenda-se aprender a lei do um minuto que pode salvar a sua vida. Quando você acordar para ir ao banheiro, você deve primeiro:ficar deitado por 30 segundos após acordar e depois, abaixar as pernas calmamente e sentar-se na extremidade da cama por mais 30 segundos. Só depois levantar-se para ir ao banheiro. Com estas etapas, as chances são gigantescas para sobreviver a um AVC súbito, independentemente da idade.

strong>Prevenção é muito importante

Pressão arterial:
▶️120/80 Normal
▶️130/85 Normal
(Requer Controle)
▶️140/90 Alta
▶️150/95 Muito Alta

Batimento Cardíaco por Minuto

?72 bpm (padrão)
?60 a 80 bpm (Normal)
?49 a 55 bpm (baixa)
?110 a 150 bpm (alta)
?40 ou 180 bpm (anormal)

Temperatura corporal em graus Celsius

?36º à 36.8ºC
Temp. Normal
?37.5º à 37.8ºC
Febril/Atenção
?37.9ºC acima
Febre/Grave

Compatibilidade dos grupos sanguíneos. Qual é o teu tipo sanguíneo e quão comum ele é

O+ (1 em cada 3)
A+ (1 em cada 3)
B+ (1 em cada12)
AB+ (1 em cada 29)
O- (1 em cada15)
A- (1 em cada 16)
B- (1 em cada 67)
AB- (1 em cada 167)

Efeito da água *sobre o organismo

Sabemos que a água é importante mas as pessoas não sabem ao certo o horário correto de beber.  Beber água no horário correto maximiza a efetividade do corpo humano:

1 copo de água depois de acordar, ajuda a ativar os órgãos internos.

1 copo de água 30 minutos antes da refeição ajuda a  digestão.

1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão arterial.

1 copo de água antes de dormir evita AVC ou ataque do coração.

Veja também:

Novas casas para os novos idosos

Brasil será um dos países com maior número de idosos do mundo

Sair da versão mobile