Ícone do site 50emais

Você já parou para pensar no seu próprio envelhecimento?

 width=
Cada um tem uma visão particular do seu próprio envelhecimento. Foto: Ceres Azevedo,62, Reprodução/Internet

50emais

Quando criei o 50emais, em agosto de 2010, eu tinha uma visão do meu próprio envelhecimento. À medida em que o tempo foi passando, também a minha forma de perceber as consequências da passagem do tempo sobre mim foi mudando. Hoje, aos 71, me dou conta que o envelhecer apresenta bem mais desafios do que era capaz de vislubrar aos 50 e poucos.

É uma fase da vida, a derradeira, que exige da gente mais esforço. E uma vigilância constante, especialmente depois dos 70, para não permitir que a “preguiça existencial”, própria dessa etapa da existência, se imponha.

Escolhi este vídeo para postar aqui no 50emais, pois ele traz o depoimento de diversas pessoas, conhecidas e desconhecidas, sobre o envelhecimento. Cada um com sua visão particular.

Dentre os que falam do processo de envelhecer estão dois dos maiores geriatras do Brasil: o médico e professor aposentado de geriatria Yukio Moriguchi e seu filho, também médico da mesma especialidade, Emilio Moriguchi. Vale muito a pena ouvir o que eles e outros dizem.

Veja o vídeo, parte da série Velhices, da Sesc TV:

Veja também:

Pedro Bial conta como se sente ao chegar aos 60 anos de vida
Envelhecer: o que fazer para aceitar mais naturalmente o passar dos anos

Sair da versão mobile