Ícone do site 50emais

‘Afasia progressiva primária’ encerra as carreiras de Bruce Willis e do cartunista Angeli

 width=
Angeli, 65, acaba de anunciar o encerramento de sua longa carreira como cartunista.  Foto: JB NETO / AE

50emais

Nas minhas mais de sete décadas de vida, nunca havia ouvido falar dessa doença, até que um parente, 69, até o ano passado, quando um parente sofreu um AVC  e ficou com enorme dificuldade  de se expressar. De uns tempos para cá, a palavra afasia tem aparecido com frequência nos meios de comunicação.

A mais recente vítima da doença é o conhecido cartunista Angeli, 65, que, depois de meio século atuando na profissão, acaba de anunciar uma espécie de aposentadoria, por causa de uma afasia progressiva primária.

Há poucos dias, fomos surpreendidos com a notícia que o ator Bruce Willis, 67, estava se afastando do cinema para tratar da mesma doença, que matou em 2021 a conhecida promotora de eventos Alicinha Cavalcanti, aos 53 anos. Afinal, o que é afasia?

Saiba mais sobre essa doença degenerativa neste artigo publicado por O Globo a propósito do anúncio de Angeli: 

Angeli, de 65 anos, anunciou o fim da carreira como cartunista após o diagnóstico de afasia progressiva primária. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, onde o artista colaborou por mais de 50 anos, e confirmada ao g1 pela esposa dele, Carolina Guaycuru.

“Recebemos o diagnóstico [de afasia] há alguns anos. Essa é uma condição degenerativa e, de um mês para cá, ficou um pouco mais pesada. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente”, disse Carolina, completando: “Encerra como cartunista, mas não como artista”.

O que é afasia

Capacidade de falar ou se expressar verbalmente

  • Compreensão da linguagem verbal
    • Compreensão da linguagem escrita (leitura)
    • Capacidade de escrever
    Ator Bruce Willis, 67, enfrenta o drama de ter que interromper sua bem sucedida carreira. Foto: Internet

    Várias doenças neurológicas podem levar as afasias por lesões que acometem as áreas de linguagem, como por exemplo os acidentes vasculares cerebrais (AVC), que levam a afasias de instalação aguda ou súbita. As afasias podem também se instalar de forma gradual, como quando relacionadas a tumores cerebrais ou doenças degenerativas, como alguns tipos de demências (Demência Frontotemporal ou na Doença de Alzheimer).

    Outras causas de lesões cerebrais que podem levar as afasias são: abscessos cerebrais, traumas de crânio, esclerose múltipla etc. O tamanho da lesão cerebral e o tipo de doença de base determinam o grau de deficiência da linguagem.

    Principais sintomas

    Os sintomas podem ser percebidos pelo paciente, parentes ou pessoas próximas, sem nenhum treinamento formal, podendo se apresentar das seguintes formas:  o paciente fala frases curtas ou incompletas, que não fazem sentido, troca uma palavra por outra ou troca fonemas por outros fonemas — essas trocas são conhecidas como parafasias semânticas ou fonéticas, respectivamente —, fala palavras incompreensíveis, não entende a conversa de outras pessoas, escreve frases que não fazem sentido.

    Sharon Stone é outra artista que teve afasia, após sofrer um AVC, há 21 anos

     

    Sharon Stone sofreu um AVC em 2001 provocado por um aneurisma. A atriz teve sangramento no cérebro por nove dias e ao longo dos dois anos seguintes, sofreu com os sintomas da afasia, tendo que “reaprender a andar e falar novamente”. Em entrevista para a ABC News, a atriz afirmou que se tornou “mais emocionalmente inteligente” após a doença.

    Leia também:
    Tratando de um câncer, com cabelos grisalhos longos, Rita Lee se deseja “força na peruca”