Ícone do site 50emais

No ‘New Ground, vivem somente mulheres de mais de 50 anos

As moradoras do New Ground, contruído em High Barnet, bairro de Londres. Foto: Reprodução/Internet

50emais

Foi um projeto de moradia novo e bem planejado. As mulheres se reuniram durante um bom tempo para discutir todos os detalhes desse modo de viver, cuja grande vantagem é baratear o custo de vida, além de ajudar a controlar a solidão, comum para quem envelhece e mora sozinha.

Basicamente, cada uma tem o seu próprio apartamento, mas o refeitório, a lavanderia e outros espaços de lazer são compartilhados. Elas próprias fazem tudo nessa espécie de condomínio de mulheres.

No Brasil, a coabitação, cujo primeiro projeto surgiu na Dinamarca, ainda tem poucos adeptos. Há tentativas, como o projeto de professores e funcionários da Universidade de Campinas, em São Paulo.

Leia mais sobre o New Ground neste artigo do site www.stylourbano.com.br:

No início de Dezembro de 2016, o grupo OWCH (Cohousing das mulheres mais velhas) mudou-se para o “New Ground Cohousing”, uma moradia compartilhada para mulheres em Londres. Este projeto é a primeira comunidade cohousing sênior no Reino Unido e seus membros planejaram este desenvolvimento por muitos anos.

As 26 mulheres, com idades entre 58 e 94 anos, se mudaram para um bloco de 25 apartamentos recém-construídos em Union Street, High Barnet, bairro de Londres. Juntas, elas formam uma comunidade de auto-gestão, com base nos valores comuns da vizinhança e apoio mútuo. Na comunidade residem tanto proprietárias como inquilinas e elas querem com esse projeto encorajar outras pessoas mais velhas a desenvolverem iniciativas semelhantes.

O que é cohousing ou Cohabitação?
Cohousing é uma maneira de viver como parte de um grupo onde os indivíduos e as famílias optam por viver como vizinhos, mas mantêm seu próprio espaço individual. Eles compartilham espaços e comodidades comuns e a característica central de sua vida como comunidade é fazer refeições e outras atividades de forma coletiva.

Cada uma tem o seu próprio apartamento, de forma a preservar a privacidade. Foto: Reprodução/Internet

Cohabitação Senior
Esse é o primeiro desenvolvimento cohousing para as pessoas mais velhas no Reino Unido, onde quase todos os programas de moradia compartilhada são feitos para jovens profissionais .

É uma forma ideal de habitação para as pessoas mais velhas que querem baixos custos de habitação e não ficar sozinhos, (assim como 60% das mulheres acima de 75 anos), mas também querem ficar envolvidas em atividades e serem ativas.

Inspirar-se nos pontos fortes e competências dos próprios idosos, sustenta a sua autonomia contínua e baseia-se na colaboração e boa vontade.

Leia também: Quatro mulheres de mais de 70 ensinam como dividir uma casa e viver bem

A manutenção de uma ampla faixa etária acima de 50 anos é uma característica importante para a sustentabilidade em cohousing sênior.

Tem sido amplamente promovida na Holanda e Escandinávia como um meio de manter os idosos ativos, mais satisfeitas e saudáveis.

Um número crescente de idosos vivem sozinhos e em instalações inadequadas no Reino Unido. Significa que muitos permanecem sem assistência e isolados, o que causa um sério impacto nos serviços de saúde e assistência social.
O Cohousing Senior é uma alternativa mais atraente e saudável para os idosos que não querem viver nos antiquados asilos.

Projeto das mulheres mais velhas
Tendo vivido a maior parte de suas vidas sozinhas, estas mulheres de espírito independente se reuniam regularmente para desenvolver seu próprio mini-bairro, projetando sua construção e planejando seu futuro juntas. Algumas das mulheres da OWCH ainda estão trabalhando e outras estão aposentadas.

É uma forma de driblar a solidão e o custo de vida alto. Foto: Reprodução/Internet

Conscientes de que o avanço da idade pode significar aumento da fragilidade e possível isolamento e solidão, elas uniram forças para planejar com antecedência. Elas querem ficar no comando de suas próprias vidas, ajudando umas as outras, partilhando recursos e criando uma animada mistura de sociabilidade e atividade compartilhada com limites claros para o espaço pessoal e uma vida privada.

Design premiado
O projeto do Cohousing das mulheres mais velhas, “New Ground Cohousing”, ganhou o prestigioso Richard Feilden Housing Design Award em julho de 2016. O projeto foi introduzido por seu arquiteto Pollard Thomas Edwards. O evento envolve uma parceria nacional de departamentos governamentais e os principais organismos profissionais, habitação e construção ligados ao design.

Leia também: Francesas com mais de 60 anos se juntam e criam um “anti-asilo”

Mais informações estão disponíveis a partir da rede Cohousing do Reino Unido que é uma organização criada em 2007 para promover a conscientização sobre cohousing e apoiar o desenvolvimento de novas comunidades cohousing: site http://cohousing.org.uk.

Sair da versão mobile