Considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20, Clarice Lispector vai ganhar uma escultura em sua homenagem no Rio. Inicialmente, o ator Gregório Duvivier tinha divulgado a imagem em seu Instagram, já que o autor da obra será seu pai, o escultor Edgar Duvivier, mas logo a informação foi confirmada pela Secretaria de Conservação.
“Clarice vai estar como gosta: no Leme e ao lado do Ulisses, seu cachorro”, escreveu Gregório. A imagem é apenas uma maquete do que deve ser o projeto no tamanho original.
Apesar de confirmar que o projeto existe, a Secretaria de Conservação diz que não há previsão para a execução e nem há confirmação do local de instalação de “Clarice” e seu cachorro na calçada do Leme. Segundo informações do jornal O Globo, apenas o que falta é um patrocinador para o projeto acontecer.
Mas Clarice já tem uma escultura. Em Recife, Pernambuco, na Praça Maciel Pinheiro, em frente à casa onde a escritora morou. Ela passou parte da infãncia no Recife, onde ensaiou suas primeiras incursões na vida literária. Na imagem, ela aparece sentada, com uma máquina de escrever ao colo e seu óculos nas mãos.
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia. Ela chegou ao Brasil por volta dos dois anos de idade, em Maceió, onde passou um breve período até a família mudar-se para o Recife, cidade cresceu. Foi lá que perdeu a mãe. Mudou-se depois para o Rio de Janeiro. A escritora morreu precocemente, no Rio, em dezembro de 1977, aos 56 anos de idade.