Sabrina Passos, MBPress
Na briga contra o tempo, muitas mulheres chegam aos 50 anos e caem numa armadilha: a de querer parecer, forçadamente, muito mais nova do que é. Aí, correm o risco de se tornarem vovós-garotas, se vestindo ou se comportando como tivessem menos da metade da idade.
A consultora de etiquetas Ligia Marques explica que, como os tempos mudaram, a mulher que antigamente era considerada “velha”, aos 50, hoje tem aspecto (e espírito) bem mais jovem. “O problema está em encontrar o limite para não acabar ficando com uma imagem falsa e até ridícula para a idade. A mulher de 50 tem que ter uma boa autocrítica para saber o que deve usar em termos de roupa, maquiagem, cabelo”, indica.
“É perfeitamente possível uma mulher de mais de 50 anos ter um visual sexy, desde que ela não queria aparentar ser muito mais jovem do que realmente é. Se houver exagero, o sexy vira vulgar. Não dá, por exemplo, para querer ter uma aparência de 20 aos 50 anos. A palavra-chave é moderação. Assim, dá pra ser sexy até aos 70 anos”, indica Paulo Guerra, cabeleireiro e maquiador do salão Loft Hair Boutique, do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
Ligia acha que atitude conta muito mais do que o corpo em dia – e isso serve para a mulher de qualquer idade! “Charme e sensualidade não tem nada a ver com um corpão, embora isso possa ajudar às vezes”, pondera.
Ela não critica as mulheres que querem parecer mais jovens, mas acha que o espírito tem que acompanhar o visual. “O que fica ruim é se vestirem como se tivessem 20 anos, com minissaias ou biquínis muito pequenos”. Ela sugere que a postura de uma “senhora” de mais de 50, para que continue se sentindo desejada pelos homens, é ser elegante, educada e não se atirar nos braços dos homens como se eles fossem a última alternativa de felicidade. “Não esticar o rosto com plásticas, preenchimentos e botox ilimitados. Isso acaba com a aparência e deixa a mulher com cara de bruxa! Tem que ter limite neste ‘estica-e-puxa’”, fala a consultora. Para ser ousada sem cair no ridículo é preciso preferir decotes discretos, vestidos elegantes e em comprimento não exageradamente curto.
Leia também: Jane Fonda: linda aos 20, aos 30, aos 40, aos 50, aos 60, aos 70 e agora aos 80 anos
Isabel Allende: Você vem ao mundo perder tudo. Quanto mais você vive, mais perde
Ao não denunciar, acabamos reforçando o preconceito contra a idade
.
Eu acho, que a mulher, por mais que tenha 50 anos ou mais, ela deve,se cuidar, tanto na saúde, e na aparência, principalmente na saúde, oque é mais importante. E claro, usar, roupas que elas se sintam bem, no meu caso, tenho 55 anos, e continuo usando, as minhas causas juntas, meus chortis, não tão curtos, uso roupas que me sinto, bem, não gosto de vestidos, e nem de saias, uso tênis, confortável, em ocasiões especiais, uso, uma bota salto, fino, uma sandália, Alta, um Scarpan, eu gosto muito de usar salto, e tênis, da moda, e não ligo,se as pessoas,me olham dos pés, a cabeça, na verdade nós temos que nos gostar, se amar,e se sentir bem. Com sigo mesmo, eu me sinto bem do jeito que sou , não me sinto velha acabada, e muitas pessoas, não acreditam , na minha idade. Isso é muito bom . não escondo a idade que tenho.