Maya Santana
Palmas para a nova iniciativa do youtube, divulgada nesta terça-feira, 2 de março: o vídeo “100 anos de mulheres incríveis”, que tem como objetivo incentivar mais mulheres a criar conteúdo para a internet e, com isso, dar mais poder – ou empoderar, palavra que acho muito feia – ao sexo feminino.
O projeto selecionou sete grandes mulheres de vários países, inclusive do Brasil, que lutaram e conseguiram ter suas vozes ouvidas. No caso do Brasil, a escolhida foi Pagu, Patrícia Galvão, escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, jornalista e militante comunista, durante o governo de Getúlio Vargas, na década de 30. Foi a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos. “Ela foi detida por 23 vezes, torturada e ficou presa por cinco anos. Sua arte e convicções a tornaram uma lenda no Brasil e ao redor do mundo”, diz o texto do vídeo. A jornalista Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout, que possui um canal no Youtube, foi a escolhida para homenagear Pagu.
As outras homenageadas são a atriz Katherine Hepburn, representada por Anna Akana; Marilyn Monroe, por Em Ford; Madame C.J. Walker, ou Sarah Breedlove, primeira mulher americana a fazer a própria fortuna, no início do século 20; Yoko Ono, compositora, cantora e artista plástica vanguardista japonesa, viúva de John Lennon; Amelia Mary Earhart, pioneira na aviação dos Estados Unidos, no início do século 20, representada no vídeo por Lex Fleming; e a pintora mexicana Frida Kahlo
Veja o vídeo: